Esportes

Tristeza e comoção marcam velório de surfista morto em Santa Catarina

Ricardo dos Santos foi baleado após uma discussão na Guarda do Embaú

Tristeza e comoção marcam velório de surfista morto em Santa Catarina
Tristeza e comoção marcam velório de surfista morto em Santa Catarina Foto : Flávio Tin / Notícias do Dia / CP
No final da noite dessa terça-feira teve início o velório do surfista Ricardo dos Santos, morto após uma discussão na Guarda do Embaú, em Palhoça, no estado de Santa Catarina. A tristeza e a comoção de parentes e amigos marcou a cerimônia de despedida. Segundo informações do jornal Notícias do Dia, mais de 1,5 mil pessoas estiveram no salão Paróquia Santa Terezinha.

Na chegada ao salão paroquial, o caixão de Ricardo dos Santos foi recebido com palmas e gritos. A mãe chegou a passar mal durante o velório e ficou alguns minutos desacordada. Minutos antes, o irmão do surfista também se sentiu mal e foi atendido por amigos.

Ao contrário do planejado, o desejo do próprio Ricardinho de ser cremado e ter as cinzas jogadas no mar da Guarda do Embaú e no Havaí não será atendido por enquanto. A família optou pelo enterro, para que o corpo esteja disponível caso a investigação de sua morte necessite uma exumação.

Ricardo dos Santos foi baleado na manhã dessa segunda-feira, logo após uma discussão na Guarda do Embaú. Ricardinho, como é conhecido, teria reclamado com um grupo de drogados, segundo testemunhas. O que seria um bate-boca terminou em tiros. Ferido, ele foi levado para o Hospital Regional, que fica no município de São José. O surfista foi internado em estado grave na Unidade de Tratamento intensivo, mas faleceu nessa terça.

De acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina, em nota oficial divulgada durante a tarde, o soldado Luiz Paulo Mota Brentano, de 25 anos, e o irmão dele, de 17, são os únicos suspeitos de atirarem no surfista. Ambos foram detidos.

Homenagem de colegas

Amigo de Ricardinho, o surfista Gabriel Medina, atual campeão mundial, manifestou seu apoio ao companheiro. "Muito triste com a notícia, mas Deus vai te guardar, irmão. Estamos em oração por você. Força, irmão! Estou contigo", escreveu Medina em seu perfil no Instagram, rede social de compartilhamento de fotos.

A onde de apoio a Ricardinho também envolve outros surfistas, como Alejo Muniz, Miguel Pupo e Mineirinho, além de figuras mais ligadas a outros esportes, caso do ex-tenista Gustavo Kuerten, com pedidos de doação de sangue para ajudar na recuperação do surfista.