Esportes

Um dia após goleada no Grêmio, Bahia anuncia novo CT com investimento de R$ 300 milhões

Aporte do Grupo City na construção do CFA Bahia vai abrigar a base, futebol profissional feminino e masculino

Cerimônia aconteceu na Fonte Nova nesta segunda-feira
Cerimônia aconteceu na Fonte Nova nesta segunda-feira Foto : Divulgação Bahia / CP

O desenvolvimento do Bahia nos últimos anos cresce a olhos vistos. Desde a chegada do Grupo City, o clube vem evoluindo dentro e fora das quatro linhas. Menos de 24 horas depois de golear o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, foi anunciado nesta segunda-feira a construção de um novo Centro de Treinamento.

Serão investidos cerca de R$300 milhões em uma área de 560 mil metros quadrados para abrigar categorias de base, futebol profissional feminino e masculino.

“O investimento na City Football Academy Bahia demonstra mais uma vez o compromisso do City Football Group e a confiança que temos no Clube e no Estado da Bahia. O CFA Bahia fará parte de uma rede global de centros de treinamento de ponta que colocará a melhor tecnologia e experiência a serviço dos atletas mais talentosos. O CFA Bahia será um espaço de excelência técnica, mas também um lugar para o desenvolvimento pessoal e profissional de alguns dos melhores jogadores de futebol do Brasil”, explicou o CEO do City Football Group, Ferran Soriano.

Previsto para 2027, o novo CT não significa a condenação do CT Evaristo de Macedo, inaugurado em 2018, local onde as equipes principais e da base realizam as atividades. A avaliação é que o local mais moderno e mais perto do centro de Salvador trará maiores benefícios para o clube.

"Será um verdadeiro polo de desenvolvimento regional. A construção e operação vão gerar centenas de empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e criando oportunidades para profissionais de diversas áreas. Estamos comprometidos em continuar valorizando o futebol regional e a sociedade baiana. Este é mais um grande passo rumo a esse desenvolvimento”, completou CEO da Bahia, Raul Aguirre.

O impacto, por óbvio, vai além das paredes do Bahia. Para o estado o novo empreendimento tende a trazer benefícios. Pelo menos é o que imagina o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

“Um centro desse em Camaçari trará uma evolução no esporte da Bahia. Eu quero ver o estado da Bahia tendo times fortes como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Aqui não se trata de torcida. Se trata do olhar de um governador que quer ver o investimento acontecer”, garantiu o político.

Veja Também