O Botafogo recebeu, na noite desta sexta-feira, a notícia de que o volante Airton será julgado na próxima quarta-feira por supostamente ter se recusado a realizar procedimentos para o exame antidoping na partida contra o São Paulo, no dia 10 de setembro. A pena pode suspender o atleta por até dois anos. De acordo com uma denúncia da Procuradoria do STJD, o jogador não quis se dirigir para sala de Controle de Dopagem após receber o cartão vermelho, conforme orientação do Oficial de Controle de Dopagem presente na partida.
O Comitê de Controle de Dopagem da CBF ofereceu Notícia de Infração contra o atleta por descumprir o artigo 4 do Regulamento de Controle de Doping 2014 (RCD/2014).Segundo o diretor de futebol do Botafogo, Wilson Gottardo, o jogador realizou o exame.
Naquela partida, Airton foi expulso por pisar na cabeça do atacante Alexandre Pato, pegando dois jogos de suspensão. O departamento jurídico do clube carioca, porém, conseguiu um efeito suspensivo e o atleta enfrentou o Goiás, na quinta-feira.