Esportes

Ypiranga lança documentário sobre seu centenário nos cinemas de Erechim

Projeto será exibido nas telonas nos dias 20, 21, 22 e 23 de março

Documentário foi idealizado pelo cineasta Patrick Menegazzo
Documentário foi idealizado pelo cineasta Patrick Menegazzo Foto : Jeferson Prates / Ypiranga / CP

No ano do centenário do Ypiranga, o clube de Erechim lançará um documentário trazendo uma visão mais aprofundada sobre sua trajetória no futebol gaúcho. “Sonho e Glória: os 100 anos do Ypiranga” será exibido nos cinemas da cidade no final de março e mergulha na história da equipe gaúcha, relembrando desafios, conquistas e a paixão da torcida.

A iniciativa partiu do cineasta Patrick Menegazzo em 2022, inspirado por uma sugestão de seu irmão. Com o apoio do clube, que disponibilizou arquivos, acesso ao estádio e contato com jogadores, o projeto ganhou vida. A produção tem 70 minutos de duração e teve início em janeiro de 2024, coincidindo com o Campeonato Gaúcho. Ao longo de um ano e dois meses, a equipe se dedicou às gravações, culminando no lançamento programado para março de 2025.

O documentário conta com relatos de Dionísio Sganzerla, idealizador do Colosso da Lagoa, e das Legionárias, uma das pioneiras torcidas organizadas femininas do Rio Grande do Sul. Esse grupo se destacou por vender rosas em frente ao estádio, revertendo os lucros para ajudar o clube.

"É emocionante ver como tantas pessoas dedicam suas vidas ao Ypiranga, muitas vezes sem qualquer retorno financeiro, apenas por amor e compromisso", destacou o cineasta Patrick Menegazzo.

O projeto conta com 95% da equipe composta por profissionais de Erechim. Além disso, o filme traz registros raros, incluindo imagens do primeiro estádio do clube, o Estádio da Montanha, datadas dos anos 1930.

Após a exibição nos cinemas de Erechim, o documentário será levado a duas escolas da rede pública da cidade. Além da sessão, os alunos terão a oportunidade de participar de uma conversa sobre a produção do filme, visando um contato mais próximo com a história do clube e reforçando sua importância na cultura da cidade.