Zé Roberto se despede dos gramados em jogo cheio de gols e craques do futebol

Zé Roberto se despede dos gramados em jogo cheio de gols e craques do futebol

Geromel, D'Alessandro, Edmundo, Rivaldo, Seedorf e Túlio Maravilha estiveram na partida que terminou em 6 a 6

Correio do Povo

Estrela da partida, o ex-jogador marcou dois gols e acertou duas bolas no travessão

publicidade

Aos 44 anos, Zé Roberto se despediu dos gramados com um jogo amistoso que reuniu importantes nomes do futebol brasileiro e atletas que marcaram a carreira do ex-jogador, no Allianz Parque, em São Paulo. A partida entre as equipes "Amigos do Zé Roberto" e "Palmeiras de todos os tempos" contou com o zagueiro gremista Pedro Geromel e o meio-campista colorado Andres D'Alessandro, que atuaram no primeiro time, e acabou empatada em 6 x 6.

O estádio teve 20.424 torcedores para ver a partida na qual Zé Roberto também homenageou amigos do Pequeninos do Jockey, time em que atuou na infância, e da Portuguesa, clube que o revelou, nos anos 1990. A grande estrela da manhã mostrou vigor físico e marcou dois gols e se emocionou. A surpresa ficou por conta das ausências de Marcos e Ronaldinho Gaúcho, que estavam confirmados para o jogo.

Os relacionados do Palmeiras de Todos os Tempos foram os goleiros Velloso e Sérgio; os laterais Rubens Júnior, Cláudio Guadagno e Júnior; os zagueiros: Júnior Baiano, Roque Júnior, Tonhão e Antônio Carlos; os meias César Sampaio, Galeano, Amaral, Pierre, Wendel, Alex, Marcos Assunção, Rivaldo e Ademir da Guia; e os atacantes César Maluco, Oséas, Paulo Nunes, Euller, Edmundo e Alex Mineiro. O treinador foi Rubens Minelli.

Já entre os amigos de Zé Roberto, comandados por Vanderlei Luxemburgo, estiveram os goleiros Clemer, Carlos Germano e Fábio Costa; os laterais Gabriel, Evanílson, Alberto Valentim, Gilberto e Kléber; os zagueiros Aldair, Geromel e Edmílson; os meias Lincoln, Giovanni, Elano, Rodrigo Fabri, D’Alessandro e Seedorf; e os atacantes: Sávio, Alberto, Túlio Maravilha e Cristiane. Antes do apito inicial, Geromel recebeu pedidos para assinar com o Verdão: o anfitrião Mauro Beting, disse “está subindo o túnel, Pedro Geromel, podia subir sempre”, quando o camisa 3 do Grêmio se preparava para entrar no gramado.

O jogo

D'Alessandro abriu o marcador aos 18 minutos do primeiro tempo, encobrindo o goleiro Sérgio após belo passe de Seedorf. Alex aproveitou rebote de Clemer para empatar, de pé direito. Na sequência, Edmundo teve um gol anulado porque o árbitro já tinha marcado falta. Na cobrança, um golaço de Zé Roberto, para virara partida e fazer a festa da torcida. O novo empate, agora por 2 a 2, veio de novo com D’Ale. Edmundo fez, então, o gol mais bonito da manhã: acertou um forte chute, de fora da área, no ângulo. Zé Roberto fez questão de lustrar as chuteiras do amigo na comemoração. No fim do primeiro tempo, Túlio Maravilha deixou tudo igual.

No intervalo, o astro do jogo chamou Sr. Guimarães, seu primeiro técnico, ainda no Pequeninos do Jockey. Ele lembrou que, sem condições financeiras para chegar ao treino, dormia na casa do treinador. “Ele me ensinou a ser exemplo, a não falar palavrão em campo, a respeitar", comentou. Na sequência, três amigos que começaram a carreira come ele na Portuguesa, em 1990, receberam homenagens.

Logo no começo do segundo tempo, Paulo Nunes teve um gol anulado por impedimento, mas logo marcou de forma regular. Na comemoração, usou a máscara de porco que tanto fez sucesso no Palmeiras. Zé Roberto ampliou o placar para 5 a 3 para o Verdão e ainda colocou outra bola no travessão pela segunda vez na sua partida de despedida. Mesmo com a concentração e seriedade com que jogava, sobrou espaço para ele ir para a defesa e fazer embaixadinhas, levantando o público. Giovani diminuiu e Alex Mineiro fez mais um, pegando de primeira o cruzamento de Wendel. Seedorf entrou em campo e mostrou que não estava para brincadeira. Primeiro, sofreu pênalti, que foi convertido por Jackson. Depois, marcou para definir o placar em 6 a 6.

Após o apito final, Zé Roberto foi carregado nas costas pelos integrantes das duas equipes. Durante mais de 20 anos como profissional, ele atuou em clubes como Portuguesa, Real Madrid, Flamengo, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Santos, Grêmio e Palmeiras. O ex-meia também vestiu a camisa da seleção brasileira por mais de uma década, disputou as Copas do Mundo de 1998 e 2006 e foi campeão de duas Copas das Confederações (1997 e 2005) e duas Copas Américas (1997 e 1999).

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta quarta-feira, 27 de março

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta quinta-feira, 28 de março: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895