Aprenda a fazer uma entrada e uma sobremesa deliciosas para o churrasco

Aprenda a fazer uma entrada e uma sobremesa deliciosas para o churrasco

Professor de gastronomia do Senac RS ensina receitas de empanada e de maçã caramelizada feitas na grelha

Correio do Povo

publicidade

São muitas as possibilidades gastronômicas que podemos explorar sobre um braseiro quente. Ao fazer o fogo na churrasqueira, muitas vezes não nos damos conta de sua versatilidade para diferentes preparos. Não é somente a carne que fica deliciosa. Entradas, acompanhamentos e até mesmo sobremesas podem ser feitas sobre o calor da brasa.

Aprenda a preparar uma empanada recheada com linguiça, que pode ser uma boa entrada para o seu churrasco, e uma receita de maçã caramelizada feita na grelha, que vai fechar a refeição com chave de ouro e deixar o assador com um conceito ainda mais alto com os convidados.

Quem ensina as duas receitas é o chef Leonardo Cruz, professor de gastronomia no Senac RS.

Empanada argentina

De origem hispânica e muito presente na culinária argentina, a empanada é o equivalente a um pastel português. É feita de massa de farinha recheada. O preparo de hoje, trazido pelo chef Leonardo Cruz, tem recheio de linguiça, mas qualquer tipo de recheio pode ser escolhido. 

Ingredientes

Os ingredientes são farinha, banha de porco, água e uma pitada de sal. “São ingredientes extremamente simples. O mais importante dessa massa vai ser a banha, que vai dar uma caramelização e trazer aquela gordura na boca que é característica em produtos assados na churrasqueira”, explica o chef Leonardo.

Preparo

Comece misturando a banha na farinha. Quando a textura ficar semelhante a de uma farofa, adicione uma pitada de sal. Em seguida, adicione água aos poucos, e mão na massa. 

“Essa massa precisa ficar somente uma massa homogênea, não precisa ficar sovada como uma massa de pão. A textura lisa vamos dar depois, quando começarmos a abri-la no rolo.”

Deixe a massa descansar por 20 a 30 minutos é hora de abri-la. O chef Leonardo utiliza um aro de corte de 18 centímetros para cortar a massa em pedaços circulares, que depois serão recheados. Para fechar a empanada, dobre a massa sobre o recheio de sua escolha e pressione as bordas sobre o seu dedo indicador. É hora de levar as empanadas ao fogo.

“A partir do momento em que a gente coloca as empanadas, a gente precisa deixar ela gerar crosta para poder virar ela. Por ser um preparo feito com banha, a banha amolece e se a gente tentar virar, ela pode romper e se quebrar dentro da churrasqueira”, alerta o chef.

Com os dois lados tostados, o prato está pronto. Agora é só saborear.

Maçã caramelizada

Ingredientes

Se os acompanhamentos já deixam o churrasco muito mais saboroso, uma sobremesa feita na grelha vai dar aquele toque especial no seu assado. A maçã caramelizada é feita na grelha e leva apenas quatro ingredientes: maçãs, açúcar, um limão siciliano e creme de leite fresco.

“Sei que não é convencional fazer produtos de confeitaria na churrasqueira, mas acho que é impactante chegar e ter um preparo de sobremesa. E é super fácil de fazer”, diz o chef.

Preparo

O preparo começa pelo caramelo e, em seguida, são adicionadas as maçãs. Mas também pode ser utilizada outra fruta de sua preferência, como banana e kiwi, por exemplo. A dica do chef é utilizar uma frigideira de ferro e não utilizar utensílios plásticos.

Coloque açúcar até completar o fundo da frigideira e leve à grelha. Lave bem a maçã e corte em fatias, sem retirar a casca. O tamanho utilizado pelo chef rende oito fatias por maçã. Quando o açúcar começar a derreter, adicione a maçã fatiada.

Enquanto a maçã assa, até dourar os dois lados, você prepara o chantilly. Com o uso de um fouet, bata o creme de leite fresco, ou outro creme de leite com ao menos 20% de gordura na composição. Após retirar do fogo a frigideira com as maçãs caramelizadas, largue o chantilly por cima.

Durante o preparo, você pode colocar o limão siciliano em um canto da grelha, para pegar um pouco de calor. Ele será utilizado na finalização da receita, para trazer um amargor.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895