Como fazer uma sobrepaleta de porco no churrasco

Como fazer uma sobrepaleta de porco no churrasco

Professor de gastronomia ensina receita de nuca suína dourada e suculenta com apenas três temperos

Matheus Chaparini

publicidade

Uma carne de porco no churrasco sempre é uma boa pedida. Costela, filézinho ou lombo são os cortes mais comuns de se encontrar nos assados. Mas talvez você ainda não tenha provado a nuca de porco, também conhecida como sobrepaleta. O corte é caracterizado pelo excesso de marmoreio de gordura, o que garante uma carne macia e suculenta.

Daniel Bonho, professor do curso de Gastronomia da Universidade Feevale, ensina uma receita de nuca suína assada na brasa. O preparo leva três temperos: sal fino, alecrim e limão. Bonho optou pelo limão siciliano, mas também é possível utilizar o taiti ou o limão bergamota.

O primeiro passo é separar a peça em duas partes, o que facilita na hora de espetar. Bonho explica que não são todos os cortes que permitem essa divisão. “Emparelhamos a nuca, para acompanhar um corte mais baixo. Não podemos fazer com o lombo porque é uma carne muito seca. A nuca tem muito marmoreio de gordura. Esses risquinhos brancos permitem que façamos uma peça menor e ela vai manter a umidade.”

Três temperos e um pequeno segredo

Para temperar, comece esfregando o sal fino na carne. Em seguida, raspe parte da casca do limão sobre e esfregue. Guarde o limão, pois será útil para finalizar o assado. Agora vem o alecrim. Os ramos devem ser fixados na carne, fincando a ponta do próprio galho.

“Não vou botar em todo o tempero porque o alecrim tem um sabor marcante. Coloco um raminho em cada lado, mas de modo que pegue toda a extensão do porco. Vou usar uma barbante e fazer uma amarração. Se não tiver barbante de algodão, pode ser usado fio dental”, explica Bonho.

A amarração pode ser simples. Pegue o barbante, dê uma volta no pedaço de carne, prendendo o ramo de alecrim, feche com um nó e corte o excedente. Três ou quatro amarras como essa ao longo do pedaço são suficientes.

Espeto, brasa e suco de limão

O espeto escolhido é comum, largo e sem canaleta. Na hora de espetar, o pedaço maior deve ser espetado por último, para ficar no fundo da churrasqueira, onde há mais concentração de calor. A nuca vai ao fogo e deve assar por cerca de 45 minutos. Quando estiver no ponto, ela deve estar dourada por fora e macia e suculenta por dentro.

Quando tirar do fogo, esprema o limão ao longo de toda a carne. Bonho dá a dica de esfregar o limão na carne e alerta: cuidado com limão e sol na pele.

Antes de servir, não esqueça de retirar o barbante. Está pronta a nuca de porco! Você pode servir esse corte como aperitivo ou mesmo como prato principal do seu churrasco.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895