GigaPress revoluciona a fabricação de automóveis com 9 mil toneladas de força

GigaPress revoluciona a fabricação de automóveis com 9 mil toneladas de força

Nova geração de prensas italianas está sendo integrada à indústria do carro elétrico

Renato Rossi

Maquinário tem força de 9 mil toneladas

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Os italianos tem uma larga experiência como produtores de veículos, também como produtores de equipamentos para a industria automobilística. Na forma, o genial Giorgetto Gugiaro e sua equipe desenharam boa parte dos carros chineses, além dos grandes esportivos italianos. Mas a Itália tambem é reconhecida mundialmente pela Comauto, uma potencia na robótica. Também tem a Idra, fabricante das "mega prensas", a maior inovação nos últimos 40 anos. Elas revolucionam a fabricação das chapas metálicas, que se transformam na plataforma do veículo.

As chamadas "GigaPress" geram pressão equivalente a 6 mil toneladas e são utilizadas na produção da totalidade das novas plataformas destinadas a carros elétricos. A frente e traseira da plataforma sob pressão de 600 a 900 toneladas são unidas ao "Pack" de baterias e formam o chassis em três peças. A enorme pressão sobre o aço amplia a rigidez do veículo, reduz em 70% o tempo de produção e elimina também os caríssimos robôs. Tesla foi a primeira montadora a uitlizar a tecnologia de prensagem e moldagem de componentes da estrutura em 3D. Convém lembrar que carros elétricos têm os mesmos sistemas mecânicos a excessão de câmbio e motor dos carros a combustão.

A Tesla utiliza as "Giga" nas unidades industriais de Xangai e Berlim. A Idra produz agora a "Giga" com prensagem de 9 mil toneladas. Esta nova prensa passa por testes no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai na Coreia. Há pedido de duas Gigapress por marca premium na Europa. A imprensa européia especula que o cliente é a Mercedes-Benz, que rapidamente amplia a sua linha de carros elétricos. A Volvo também comprou duas para sua nova unidade industrial no Leste da Europa. No início de 2021, o então Presidente mundial da Volkswagen Herbert Diess ficou impressionado com a tecnologia da Tesla e sua "Giga" de 8 mil toneladas, que agora modela a plataforma do Cybertruck, a picape da Tesla de design futurista.

Na saída ao encontrar jornalistas, Herbet Diess afirmou que a Volkswagen era inferior a Tesla em tecnologia de produção. Tinha razão: o suv modelo Y da Tesla, é montado em 10 horas, enquanto o elétrico Id4 da Volkswagen é montado em 30 horas. Na nova unidade industrial localizada próxima a unidade de Wolfsburg, denominada Trinity, direcionada únicamente a veículos elétricos, serão instaladas duas "Giga" a partir de 2024.

A utilização destas sofisticadas tecnologias de produção sintetiza a a acirrada competição por qualidade entre as marcas europeias, necessária também no enfrentamento às marcas chinesas, que utilizam as Gigapress. São em parte responsáveis pela sólida e confiável dirigibilidade de grande parte dos SUVs chineses. Ao menos os já testados em Carros e Motos com os Song e Yuan da Byd , Haval da Great Wall ou Tiggo 8 da Chery.


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