Gladiator: uma performance versátil

Gladiator: uma performance versátil

Para a Jeep, o Rubicon é a síntese da capacidade superior de seus veículos nas trilhas mais difíceis

Renato Rossi

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O Jeep Gladiator tem um nome impresso na lateral do capô dianteiro. Para a Jeep, o Rubicon é a síntese da capacidade superior de seus veículos nas trilhas mais difíceis do mundo. E Rubicon - ou Rubicão - remete ao rio que ficava ao norte daquela Roma pagã e marcava a divisão entre a relativa civilização da cidade e o perigoso desconhecido que estava além da fronteira do Rubicão. Até o dia em que o general Júlio César, o estrategista destemido, cruzou o Rubicão com suas legiões. Nascia ali a mitologia do Rubicão, celebrada hoje pela Jeep

Para a indústria automobilística a saga do Rubicon começa em 1953, quando um grupo de 150 amigos com Jeeps cruzaram a rota desafiadora através das montanhas de Sierra Nevada a caminho do lago Tahoe na Califórnia. Os 19 quilômetros da trilha para 4x4 são na mística da marca Jeep o lugar onde uma decisão final é tomada. Quem se aventura pelo Rubicon deve seguir em frente. Se volta, é suprema humilhação. 

O Jeep Gladiator tem portas, para-brisas e teto como peças móveis que podem ser retiradas para uma visão ainda mais próxima da natureza. A estética versátil o deixa à vontade em sua essência. É o 4x4 o que não está a fim de roupa de grife e “mimimi” fashion. O Gladiator foi projetado para as “pauleiras” das trilhas com suspensões preparadas para superar desafios como valas, pedras, mato a dentro. Para subir a montanha e descer “são e salvo”. 

O Gladiator fica “à vontade” sobre asfalto, mas sua alma quer o mato e até dispensa a garagem de casa. O porte médio facilita o uso urbano. São 5.591 mm de comprimento, 3486 mm de entre eixos e 1984 mm de largura. Na BR 101, a caminho do Litoral, mostrou excelente nível de estabilidade direcional, sem inclinação excessiva de carroceria em curva. 

Tem a mesma estrutura do Jeep Wrangler, que é preciso em reta e curva. Mas a aparente “civilidade” faz a transição para o uso “selvagem” e desafiador em segundos. Basta acionar o sistema de tração 4x4 com auxílio mecânico que integra as opções 4x2, 4x4 Auto que distribui a tração de forma automática entre os eixos, 4x4 H (high) ou 4x4 L (low). O câmbio preciso automático com oito velocidades propicia subida suave do torque de 35.4 kgfm. O motor Pentastar 3.6 aspirado tem 284 hps, mais do que suficientes para tracionar a picape. 

O Gladiator, como todo Jeep, é muito bem equipado: controle eletrônico de estabilidade, assistente em linha reta, sistema multimídia com tela de 8.4 polegadas, piloto automático adaptativo, frenagem automática emergencial e freios a disco nas quatro rodas. E na caçamba cabem 674 kg. Veículo com charme rude e muita versatilidade no uso. E você será notado a bordo. Até Júlio César seria.

 


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