Hospital de Caxias do Sul inicia 2024 com estoque baixo de leite materno e solicita doadoras

Hospital de Caxias do Sul inicia 2024 com estoque baixo de leite materno e solicita doadoras

Volume é capaz de alimentar os bebês da UTI Neonatal do Hospital Tacchini pelos próximos 7 dias

Correio do Povo

publicidade

Nos últimos dias, o Banco de Leite Humano AMA Tacchini entrou em alerta em função da diminuição dos estoques de leite materno. Atualmente, pouco menos de 17,5 litros estão disponíveis para utilização. O volume é capaz de alimentar os bebês da UTI Neonatal do Hospital Tacchini pelos próximos 7 dias.

A diminuição do estoque nos últimos dias se deu em função de uma combinação perigosa para qualquer banco de leite: a queda no número de doadoras (em Bento Gonçalves, apenas 2 doadoras estão ativas) e o aumento da quantidade de leite necessária para atender integralmente a todos os bebês da UTI Neonatal, que mantido alta taxa de ocupação.

“A coincidência entre o aumento no número de bebês que precisam de leite materno e o período de férias nos faz acender um alerta. As famílias acabam viajando para fora da cidade e o número de doadoras diminui naturalmente. Precisamos da ajuda da comunidade para repor os estoques e garantir a melhor alimentação possível para os bebês prematuros”, descreve a nutricionista do Banco de Leite Ama Tacchini, Graziela Zortéa.

Toda mulher em período de amamentação é uma potencial doadora de leite. As mamães podem fazer sua doação comparecendo ao Banco de Leite, que funciona todos os dias, das 8h às 18h, ou viabilizando a coleta a domicílio. A coleta a domicílio é feita a partir da parceria com o Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, que se responsabiliza pelo recolhimento e transporte do leite até o hospital.

O Ama Tacchini é o único banco de leite de toda a serra gaúcha. Por isso, o Hospital Tacchini viabiliza por conta própria a coleta de leite materno a domicílio em 5 outros municípios da região: Flores da Cunha, Caxias do Sul, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha

Para contribuir ou para buscar mais informações a respeito do Banco de Leite Humano Ama Tacchini, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055 0303, pelo email bancodeleite@tacchini.com.br ou pelo WhatsApp (54) 9.9237 1842.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895