Hospital São José e Secretaria de Saúde de Taquari realizam ações sobre saúde mental

Hospital São José e Secretaria de Saúde de Taquari realizam ações sobre saúde mental

No dia 12 de janeiro ocorrerá uma panfletagem sobre os cuidados com alusiva ao Janeiro Branco, que trata do tema

Correio do Povo

Pacientes da saúde mental do hospital São José, de Taquari, realizam atividades ocupacionais

publicidade

Buscando alertar sobre a importância da saúde mental, o Hospital São José, de Taquari, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, realizará uma série de atividades alusivas ao Janeiro Branco, que tem como objetivo chamar a atenção para a importância dos cuidados com saúde mental.

No dia 12 de janeiro, as equipes do Hospital e Secretaria de Saúde realizarão uma panfletagem no centro de Taquari sobre os cuidados com a saúde mental. Já na parte da tarde do mesmo dia, será aberta uma exposição no saguão da Prefeitura com trabalhos manuais e artísticos de pacientes da ala de saúde mental do Hospital São José. A mostra dos trabalhos ficará até o final do mês.

A Secretaria de Saúde realizará nos postos, rodas de conversa em uma Sala de Espera, para que os pacientes sejam acolhidos pelos profissionais, além de disponibilizar material sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

A Casa de Saúde Taquariense tem 10 leitos 100% SUS de Saúde Mental, sendo referência regional. O local onde os pacientes ficam internados conta com sala de TV, espaço de recreação e um pequeno acervo de livros (doados pela Biblioteca Municipal de Taquari).

Os pacientes têm acompanhamento de psicólogo e psiquiatra, além de enfermeira e técnicos de enfermagem. Durante o dia, são realizadas ações em grupo, como artesanato, para mantê-los ativos.

O setor passará por uma reforma, que aguarda a aprovação da 16° Coordenadoria Regional de Saúde. Os recursos para a obra são provenientes do Governo do Estado e Município.

Em 2023, o setor de saúde mental do Hospital São José recebeu 224 pacientes, entre Taquari e região.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895