Inglaterra e Bélgica disputam terceiro lugar da Copa do Mundo

Inglaterra e Bélgica disputam terceiro lugar da Copa do Mundo

Equipes jogam neste sábado em São Petersburgo

Chico Izidro

Inglaterra deve encarar a Bélgica com mesmo time que perdeu para a Croácia

publicidade

Bélgica e Inglaterra realizam neste sábado o que pode ser considerado o jogo mais desanimador da Copa do Mundo, quando a partir das 11h (horário de Brasília), irão disputar o terceiro lugar, em São Petersburgo. O objetivo das duas seleções era estar na grande final de domingo, mas acabaram perdendo nas semifinais para França e Croácia, respectivamente. Agora restou a luta pela medalha de bronze. As duas equipes se enfrentaram na última rodada da fase de grupos, e os belgas venceram por 1 a 0.

Os Diabos Vermelhos não têm problemas de suspensão ou de lesão. O técnico Roberto Martínez terá, ainda, o retorno do lateral-direito Meunier, que não enfrentou a França na terça-feira por suspensão. O treinador aposta ainda em seu trio ofensivo formado por Kevin De Bruyne, Eden Hazard e Romelu Lukaku para conquistar o terceiro lugar, e superar melhor campanha da Bélgica até hoje, quando em 1986 acabou na quarta colocação.

A campanha belga foi quase perfeita - dos seis jogos disputados no Mundial, foram cinco vitórias: 3 a 0 no Panamá, 5 a 2 na Tunísia e 1 a 0 na Inglaterra na primeira fase. Nas oitavas de final, 3 a 2 no Japão e nas quartas de final, 2 a 1 diante do Brasil. O único revés do time belga foi acontecer exatamente diante da França, na semifinal, quando perdeu por 1 a 0.

Pelo lado inglês, o treinador Gareth Southgate deve mandar a campo o mesmo time que foi derrotado pela Croácia na semifinal da Copa, na quarta-feira, por 2 a 1. Não há problemas de lesões ou suspensões.

O que motiva um pouco o English Team, que sonhava com o bicampeonato - foi campeão em 1966 quando sediou a Copa - é o objetivo do atacante Harry Kane, artilheiro do torneio com seis gols. Kane quer bater o recorde do conterrâneo Gary Lineker, goleador do Mundial de 1986 com seis gols. No entanto, o jogador do Tottenham não marca desde o confronto com a Colômbia em 3 de julho, pelas oitavas de final.

Na campanha deste ano, a Inglaterra somou duas derrotas. Na primeira fase, venceu a Tunísia por 2 a 1 e o Panamá por 6 a 2, mas com os reservas perdeu da Bélgica por 1 a 0. Nas oitavas de final venceu a Colômbia nos pênaltis, depois de 1 a 1 nos 120 minutos. E nas quartas de final, superou a Suécia por 2 a 0, até que na semifinal derrota diante da Croácia, por 2 a 1.

Decisão do 3º lugar - Copa do Mundo

Bélgica
Courtois; Meunier, Kompany, Vermaelen e Vertonghen; Witsel, Fellaini e Chadli; De Bruyne, Hazard e Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.

Inglaterra
Pickford; Trippier, Maguire, Stones, Walker e Young; Henderson, Dele Alli, Lingard e Sterling; Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Árbitro: Alireza Faghani (Irã).
Local: Krestovsky Stadium, em São Petersburgo.
Início: 11h (horário de Brasília).  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895