Agência reguladora da Alemanha faz alerta sobre proposta do Google para veículos

Agência reguladora da Alemanha faz alerta sobre proposta do Google para veículos

Empresa propõe aos fabricantes de automóveis combinar o programa Google Maps, uma versão de sua loja de aplicativos Google Play Store e o assistente de voz Google Assistant

AFP

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A autoridade antitruste da Alemanha está tentando impedir que o Google lance sua oferta de infoentretenimento em veículos, incluindo o serviço de navegação Google Maps, por considerar que isso coloca a concorrência em risco em um mercado futuro.

"Um certo número de práticas do Google em matéria de concessão de licenças de serviços para o sistema de infoentretenimento em veículos - oferecendo ao mesmo tempo conteúdo informativo e de entretenimento - não é compatível com as novas regras de concorrência", afirmou o presidente do órgão, Andreas Mundt, em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (21).

O órgão federal enviou uma primeira avaliação jurídica do caso para a Alphabet, empresa matriz do famoso mecanismo de busca, antes de adotar possíveis medidas coercitivas.

Mundt especificou que o regulador é "particularmente crítico" em relação ao fato de o Google propor apenas serviços agrupados de infoentretenimento, por reduzir as chances de que a concorrência venda serviços que compitam individualmente com o gigante da Internet.

Sob a marca "Google Automotive Services", a empresa propõe aos fabricantes de automóveis combinar o programa Google Maps, uma versão de sua loja de aplicativos Google Play Store e o assistente de voz Google Assistant nos veículos.

O agrupamento dos serviços poderia constituir uma "ameaça séria à concorrência", já que o Google poderia usá-los para expandir sua posição de liderança em mercados "ainda não conquistados" no setor de veículos autônomos e conectados, alegou a autoridade alemã.

O Google poderá apresentar suas alegações em breve, informou o órgão, que investiga desde junho de 2022 as restrições impostas pelo Google para combinar o Google Maps com serviços de mapas de terceiros, especialmente utilizados por empresas de logística.

O ecossistema do Google está na mira dos reguladores antitruste alemães desde o início de 2022, em virtude de uma nova legislação de 2021 que amplia os poderes do órgão para monitorar as grandes empresas de tecnologia.


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