A Advanced Micro Devices (AMD) e a OpenAI formalizaram uma parceria estratégica para a construção de uma nova geração de data centers de inteligência artificial (IA), que serão alimentados pelos processadores da AMD. O anúncio, divulgado nesta segunda-feira (6), fez com que a ação da AMD disparasse, com alta de 24,15% no pré-mercado de Nova York.
O acordo é de grande escala e envolve o fornecimento de 6 gigawatts para alimentar a próxima infraestrutura de IA generativa da OpenAI. A base da infraestrutura será composta por múltiplas gerações de GPUs AMD Instinct. A primeira fase de entrega, que utilizará o modelo MI450, está prevista para começar no segundo semestre de 2026, com uma capacidade inicial de 1 gigawatt.
Termos do acordo e ganhos mútuos
Embora o valor total do projeto não tenha sido divulgado, a AMD projeta receber "dezenas de bilhões de dólares em receita" ao acelerar a construção da infraestrutura da OpenAI. A empresa espera que isso traga "mais valor para os acionistas" e amplie seus lucros por ação.
Como parte dos termos da parceria, a AMD emitirá uma garantia de até 160 milhões de ações ordinárias (o equivalente a cerca de 10% do total) para a OpenAI, ao preço de US$ 0,01 por ação. No entanto, essa aquisição está condicionada ao alcance de certos alvos de preço das ações da AMD, além de marcos técnicos e comerciais que a OpenAI deve cumprir para viabilizar as implantações em larga escala dos sistemas da AMD.
Em nota, a AMD afirmou que o acordo coloca ambas as companhias "na frente de um momento crucial para inteligência artificial", gerando ganhos mútuos e "permitindo avanços de larga escala" em todo o ecossistema de IA.