A Amazon Web Services (AWS) informou na manhã desta segunda-feira (20) que ainda enfrentava "erros elevados" em seus servidores de computação em nuvem. Para permitir que os engenheiros trabalhem na recuperação do sistema, o volume de novos lançamentos de informações nos serviços da plataforma está limitado.
A pane teve início no sistema de software de banco de dados Amazon DynamoDB. O site Downdetector registrou que os usuários começaram a relatar interrupções a partir das 3h da madrugada, no horário de Brasília.
Escopo da falha e orientação aos clientes
O boletim de status mais recente da AWS, publicado às 10h42 (de Brasília), indicava que 67 serviços da Amazon foram afetados pela interrupção. A AWS é a principal fornecedora mundial de serviços em nuvem, detendo cerca de 30% do mercado e fornecendo a infraestrutura essencial para uma vasta parte da internet, superando concorrentes como Microsoft e Google.
Em relatório na página de status do sistema, a AWS orientou os clientes a direcionar as solicitações à plataforma sem exigir o uso de um local de data center (zona de disponibilidade específico). A medida visa dar flexibilidade à ferramenta para selecionar livremente os data centers que estão em funcionamento.
Empresas afetadas
Segundo a agência Reuters, mais de 500 empresas que usam a AWS enfrentam problemas no período da manhã, entre elas Mercado Livre, PayPal, HBO e Zoom.