Cidades gaúchas firmam parceria para digitalização de serviços à população

Cidades gaúchas firmam parceria para digitalização de serviços à população

Apoio, que será oferecido pelo governo do estado e rede de parceiros, instagram o programa RS Digital

Correio do Povo

rs.gov.br é a plataforma unificada de serviços do governo do Rio Grande do Sul

publicidade

Tendo a South Summit Brazil 2023 como palco, 32 municípios gaúchos manifestaram adesão ao projeto RS Digital na manhã desta sexta-feira, em Porto Alegre. O pacto prevê que o governo estadual apoie as prefeituras na ampliação da oferta de serviços digitais à população, com base na estratégia digital da plataforma rs.gov.br.

O projeto conta com diversas parcerias, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a agência de fomento Badesul, a Procergs e a Famurs.

Atualmente, o rs.gov.br, plataforma unificada de serviços do governo do Rio Grande do Sul, disponibiliza 739 serviços estaduais, sendo 94% deles digitais. A média de acessos mensais aos serviços do Estado em todas as suas plataformas é de 5,5 milhões.

A adesão das cidades é capitaneada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ao aderir ao projeto, os municípios passam a fazer parte da Rede RS de Governo Digital, por meio da qual obtêm apoio no diagnóstico digital, acesso a capacitações e auxílio na elaboração de um plano de governo digital. O objetivo é que cada prefeitura possa oferecer seu próprio portal de serviços.

“Estamos chamando todos os municípios do Estado para aderir, uma vez que isso vem ao encontro do trabalho da entidade de acelerar a inovação e a jornada digital nas cidades”, afirmou o presidente da Famurs, Paulo Salerno, que é prefeito de Restinga Sêca. O município aderiu ao projeto logo em seu lançamento oficial, neste mês.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895