"Deva", o robô que distribui abraços em Hannover

"Deva", o robô que distribui abraços em Hannover

Máquina tem o objetivo de auxiliar pessoas que não podem ter muita exposição ou precisam ficar em ambientes isolados

Mauren Xavier

publicidade

Uma fila e muitos olhares curiosos. A cada abraço, muitos sorrisos. Assim foi o ritmo de boa parte da manhã desta terça-feira, segundo dia da Feira de Hannover, na Alemanha, junto ao robô chamado de "Deva", no estande da multinacional Wago. Ele é da linha robody cares e tem capacidade de interação com humanos, fazendo perguntas simples, por exemplo, "como você está?". E ainda exibe um sorriso enquanto aguarda a resposta. 

Mas a interação mais aguardada era o abraço. Com uma estrutura única, na qual intercala peças móveis e a aparelhagem eletrônica, a experiência surpreende a muitos, assim como a própria interação. Alguns visitantes, é verdade, mantêm o olhar desconfiado após o contato.  Até o final da manhã desta terça-feira, o robô já havia dado 451 abraços. E o número não parava de subir. 

Robody cares tem o objetivo de auxiliar pessoas em diferentes situações, como pacientes em tratamento de câncer e que não podem ter muita exposição ou por que estão em ambientes isolados, ou ainda os mais velhos, no monitoramento de medicações ou na mobilidade, como alongamentos. O controle é interativo e pode ser feito por um controlador ou ainda por óculos de realidade virtual.

@correiodopovo Uma fila e muitos olhares curiosos. A cada abraço, muitos sorrisos. Assim foi o ritmo no segundo dia da Feira de Hannover, na Alemanha, junto ao robô chamado de "Deva", no estande da multinacional Wago. Ele é da linha robody cares e tem capacidade de interação com humanos, fazendo perguntas simples, por exemplo, "como você está?". E ainda exibe um sorriso enquanto aguarda a resposta. Mas a interação mais aguardada era o abraço. Com uma estrutura única, na qual intercala peças móveis e a aparelhagem eletrônica, a experiência surpreende a muitos, assim como a própria interação. Alguns visitantes, é verdade, mantêm o olhar desconfiado após o contato. Até o final desta manhã o robô já havia dado 451 abraços. E o número não parava de subir. ( Mauren Xavier) - #brasil #riograndedosul #estande #feira #feirainternacional #alemanha #robô #robótica #tecnologia #abraço #inteligênciaartificial ♬ som original - Correio do Povo


Foto: Mauren Xavier / Especial / CP


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895