Eclipse solar é atração nos Estados Unidos; veja fotos

Eclipse solar é atração nos Estados Unidos; veja fotos

Fenômeno permite observar um "anel de fogo" ao longo do continente americano

AFP

publicidade

Observadores do céu no hemisfério ocidental foram convocados para um "encontro" astronômico neste sábado (14): um eclipse anular do Sol que permite observar um "anel de fogo" ao longo do continente americano. O fenômeno já começou nos Estados Unidos,

Ele  acontece quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra no ponto mais afastado de sua órbita em torno de nosso planeta. Dado que está tão distante, não cobre por completo o Sol, o que cria um efeito de "anel de fogo" laranja.

Nos Estados Unidos, o "caminho da anularidade" mais chamativo atravessará um punhado de grandes cidades e poderá ser observado em oito estados, como Califórnia, Nevada, Utah, Arizona, Colorado e Novo México.

O eclipse solar anular poderá ser visto parcialmente no céus do Rio Grande do Sul. De acordo com o Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o fenômeno será perceptível das 14h às 17h, mas o ápice está previsto para as 15h50min. Entretanto, outros observatórios, como a Fundação Planetário do Rio de Janeiro, aponta que o eclipse máximo será às 16h48min.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895