Falha do Facebook exibia dados sobre curtidas dos usuários

Falha do Facebook exibia dados sobre curtidas dos usuários

publicidade

Joel Saget / AFP / CP Memória


O Facebook corrigiu uma falha que permitia que os dados sobre curtidas e preferências dos usuários fossem acessados por outras empresas sem autorização. As informações foram publicadas pelo site TechCrunch.

O técnico de segurança digital da Imperva Ron Masas foi o responsável por descobrir a brecha de segurança em maio deste ano. A vulnerabilidade do sistema teria sido corrigida na época, mas só agora foi revelada.

Os testes realizados pelo especialista mostraram que era possível usar de maneira irregular uma aplicação do Google Chrome para fazer diversas buscas e testar quais eram as preferências de uma pessoa.

A partir dessas consultas, era possível identificar quais foram as páginas curtidas, quais locais foram fotografados e até encontrar palavras-chave postadas nos comentários.

Masas explicou ao TechCrunch que o problema identificado não é uma exclusividade da plataforma de Mark Zuckerberg. Porém, ele lembra que esse foi o mesmo princípio do vazamento dos dados de 87 milhões de perfis pela Cambridge Analytica.

O Facebook se posicionou dizendo não identificar o caso como uma vulnerabilidade e que já solucionou o bug do sistema.

 

Fonte: R7

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895