Nasa planeja lançar espaçonave para atingir e desviar asteroide

Nasa planeja lançar espaçonave para atingir e desviar asteroide

Lançamento faz parte de programa para testar "defesa planetária" da agência

Correio do Povo

publicidade

A cena de um asteroide vindo em direção à Terra e sendo repelido por um foguete parece ser coisa de cinema. Mas a Nasa, Agência Espacial Norte Americana, planeja tornar realidade. A agência anunciou na terça-feira que vai lançar, no dia 24 de novembro, uma espaçonave para atingir um asteroide, propositalmente, para mudar a sua trajetória.

Antes que você pense que a raça humana está à beira da extinção, se acalme. O asteroide Didymos, como foi batizado, não está em rota de colisão com a Terra. Tudo não passa de um teste para que a Nasa treine o seu modelo de "defesa planetária", conforme aponta a agência.

O lançamento, que ocorrerá às 1h20min (2h20min horário de Brasília), faz parte da missão Double Asteroid Redirection Test (Dart). O foguete SpaceX Falcon 9, que levará a Dart ao espaço, será lançado da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.

O Didymos possui 780 metros de diâmetro. Ele é acompanhado por um satélite natural que orbita ao seu redor com 160 metros de diâmetro. Conforme os cálculos da Nasa, a Dart se separará do foguete SpaceX e navegará por quase um ano antes de atingir o alvo, em setembro de 2022. A data marca o momento em que o asteroide estará mais perto da Terra, cerca de 11 milhões de quilômetros, de modo que os cientistas poderão vê-lo.

O lançamento será transmitido ao vivo pela TV oficial da agência e no site.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895