Jornal com Tecnologia

Nasa responde a Kim Kardashian: pouso na Lua de 1969 realmente aconteceu

Empresária e estrela de reality show manifestou suas dúvidas sobre a missão de 1969

Nasa voltou a confirmar pouso na Lua em 1969
Nasa voltou a confirmar pouso na Lua em 1969 Foto : NASA / AFP / CP

A empresária e estrela de reality show Kim Kardashian gerou polêmica ao expressar ceticismo sobre a veracidade da missão Apollo 11, que levou o homem à Lua em 1969. As declarações, feitas durante o último episódio de sua série "As Kardashians", levaram o administrador interino da NASA, Sean Duffy, a responder publicamente e a reforçar a historicidade da expedição.

"Sim, já fomos à Lua... seis vezes!", escreveu Sean Duffy na rede X (antigo Twitter) nesta quinta-feira, marcando diretamente a socialite na publicação.

Ceticismo

No episódio do reality show, Kim Kardashian manifestou suas dúvidas sobre a missão de 1969, na qual os astronautas americanos Buzz Aldrin e Neil Armstrong deram os primeiros passos na superfície lunar. Ela compartilhou um suposto comentário de Aldrin com a coprotagonista Sarah Paulson.

"Estou te enviando um milhão de artigos com Buzz Aldrin e o outro", disse Kim, antes de ler uma citação que atribuiu a Aldrin, questionando o momento mais assustador da expedição. A citação lida por ela dizia:

"Não houve um momento assustador porque não aconteceu. Poderia ter sido assustador, mas não foi porque não aconteceu".

Kim Kardashian não esclareceu a qual artigo se referia, e a veracidade da citação atribuída a Aldrin não está confirmada. No entanto, ela insistiu que a missão espacial é "falsa" e que existem "alguns vídeos de Buzz Aldrin falando que não aconteceu", afirmando que "ele diz isso o tempo todo agora em entrevistas".

Convite da NASA e Programa Artemis

Em sua resposta, o chefe da NASA defendeu o legado da agência e convidou Kim Kardashian a acompanhar o futuro da exploração espacial. Duffy destacou o programa atual da agência, a missão Artemis, que visa retornar a Lua.

"Ganhamos a última corrida espacial e ganharemos esta também", afirmou Duffy, que convidou a empresária ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para o lançamento da missão Artemis, que ainda não tem data prevista.

Veja Também