No Japão, robô lembra clientes do uso da máscara

No Japão, robô lembra clientes do uso da máscara

Robovie foi posto em serviço em uma loja de esportes em Osaka como parte de um experimento do instituto de pesquisa ATR em Kyoto

AFP

publicidade

Pedir a um cliente que use máscara pode ser um assunto delicado, mesmo em meio a uma pandemia. Por isso, uma loja japonesa decidiu confiar essa delicada tarefa a um robô. "Desculpe incomodá-lo, mas você poderia usar uma máscara?", pergunta o pequeno humanoide sobre duas rodas, após se aproximar de um cliente sem rosto em um vídeo postado por seus fabricantes. "Obrigado por sua compreensão", continua o robô branco, inclinando sua grande cabeça redonda enquanto a pessoa com quem está falando coloca a máscara.

Chamado de Robovie, este autômato muito diplomático foi posto em serviço em uma loja de esportes em Osaka como parte de um experimento do instituto de pesquisa ATR em Kyoto, que desenvolveu a máquina.

Equipado com câmeras e laser de detecção (Lidar), o Robovie consegue identificar os clientes que estão sem máscara, ou que estão em uma fila muito estreita - neste caso, pede-lhes que mantenham distância uns dos outros.

Menos afetado do que outros países pela pandemia, o Japão experimenta agora um aumento nos casos de Covid-19. Na quarta-feira (18), registrou um recorde de mais de 2.200 novas infecções. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895