Jornal com Tecnologia

OpenAI não abrirá capital este ano, diz Altman

CEO confirma que empresa não fará IPO em 2026 e cita preocupações com a segurança da inteligência artificial

"Temos muitas coisas para fazer", respondeu Sam Altman quando questionado se uma oferta pública inicial (IPO) estava descartada para este ano
"Temos muitas coisas para fazer", respondeu Sam Altman quando questionado se uma oferta pública inicial (IPO) estava descartada para este ano Foto : JASON REDMOND / AFP

A OpenAI não abrirá seu capital este ano, afirmou o CEO Sam Altman em entrevista publicada no sábado (12), em meio a preocupações com a segurança da inteligência artificial.

"Considerando tudo o que está acontecendo com a segurança, agora seria um momento imprudente para abrir o capital, e não nos sentimos pressionados a fazê-lo", disse Altman à revista de negócios Fortune.

"Eu diria que não em 2026. Temos muitas coisas para fazer", respondeu quando questionado se uma oferta pública inicial (IPO) estava descartada para este ano.

A empresa não anunciou uma data oficial para seu IPO.

A OpenAI, criadora do ChatGPT, e sua rival Anthropic, desenvolvedora do Claude, têm planos de entrar na Bolsa.

Ambas as empresas já registraram confidencialmente a documentação necessária para um IPO junto aos órgãos reguladores dos Estados Unidos e pretendem estrear na bolsa de valores com avaliações próximas a 1 trilhão de dólares (cerca de 5 trilhões de reais).

Veja Também

O CEO da Anthropic, Dario Amodei, pediu no sábado que as empresas de inteligência artificial desacelerem o desenvolvimento dessa poderosa tecnologia.

"Precisamos diminuir o ritmo com que aprimoramos as capacidades dos modelos de inteligência artificial", escreveu Amodei em uma publicação em seu site pessoal. "O progresso ainda parecerá rápido, e devemos usar o tempo que ganharmos com sabedoria", observou.

Tanto Altman quanto Elon Musk, proprietário da xAI, concordaram com a avaliação de Amodei.