Jornal com Tecnologia

Robô humanoide chama atenção durante o South Summit

Ele está localizado no pavilhão da Inovation Street, onde ficam estandes de empresas

Robô humanoide durante o South Summit
Robô humanoide durante o South Summit Foto : Pedro Piegas

Um robô humanoide chama a atenção de quem passa pela Inovation Street, localizada em um pavilhão com diferentes estandes, na South Summit. O evento começou nesta quarta-feira no Cais Mauá, em Porto Alegre,

O robô é capaz de interagir com os visitantes da feira, fazendo cumprimentos e abrindo os braços, por exemplo. Ele é ativado via bluetooth por um controle parecido com um videogame portátil.

O robô faz parte do estande da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) e do ecossistema de ensino em tecnologia Alura. Segundo a head de produção de conteúdo da Alura, Aline Roque, o robô é utilizado para fins de entretenimento. "Ele aplica todos os princípios de robótica e a ideia é que o robô vá circulando pelo evento, conhecendo as pessoas", pontua.

O robô foi adquirido pela empresa chinesa de robótica Unitree. Em parceria com a Fiap e a Alura, ele é estudado por alunos da instituição com foco em inteligência artificial e engenharia mecatrônica.

Conforme o gerente de marketing da Fiap, Lucas Landim, a participação da instituição no South Summit visa aumentar a presença no Rio Grande do Sul.

"Nós juntamente com a Alura queremos expandir nosso trabalho além de São Paulo. E Porto Alegre é um local bastante estratégico. Nós acreditamos muito na transformação do ser humano por meio do acesso à educação", destaca.

Veja Também

Até sexta-feira, a Capital se transforma no ponto de encontro de milhares de empreendedores, tanto do Brasil, quanto do exterior, que acompanham palestras com nomes reconhecidos do mercado, além da oportunidade de se reunirem a negócios.

O South Summit deste ano conta com sete palcos, sendo seis no próprio cais, além da chamada Masterclass Room, na Usina do Gasômetro, com outras atrações. Durante o evento, cujo tema deste ano é “Beyond Resilience”, simbolizando a superação das dificuldades da Capital e do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio de 2024, haverá cinco áreas temáticas. São elas Sustentabilidade, Digitalização, Ecossistema, Mudança Social e The Edge.