A mobilidade está em constante transformação. Se alguns anos atrás havia um predomínio de táxis para o transporte privado, hoje empresas como a Uber e a 99Pop já se consolidaram quando o assunto é pegar uma corrida.
Aliado ao desenvolvimento, também tem a questão do meio ambiente, que tem sofrido historicamente por vários processos destrutivos. Mas como ter uma mobilidade eficiente e sustentável ao mesmo tempo? Este é o tema do painel "Mobilidade 2050: Tendências, inovação e rupturas futuras", presente no segundo dia do South Summit, no Cais Mauá, em Porto Alegre.
Durante a palestra no pavilhão The Next Big Thing, o CEO da Kovi, uma startup de mobilidade, Adhemar Milani Neto, afirmou que os carros autônomos, ou seja, que dirigem sozinhos, são a grande tendência de mobilidade no Brasil até 2050, em relação ao transporte via aplicativos.
"Em São Francisco (nos Estados Unidos), o serviço de veículos autônomos já dura dois anos. Isto não é mais apenas uma ideia científica, é a realidade, e virá para o Brasil", destacou.
Trazer uma tecnologia destas para o Brasil, no entanto, não será tarefa fácil, de acordo com o empresário. "Nós sabemos que há um longo caminho para os carros autônomos serem implementados no país. Temos diferentes problemas, como a falta de estrutura necessária", salienta.
A projeção de Neto é que os carros autônomos não estejam em plena operação no Brasil ainda nos próximos dez anos. Os investidores, contudo, segundo o CEO da Kovi, já estão bem atentos aos empreendimentos que incluam no futuro a presença de veículos autônomos.
Ainda conforme Neto, os carros autônomos oferecem mais segurança no trânsito e também são mais sustentáveis. Na visão do CEO, o uso de gasolina em carros deve ir se tornando cada vez mais ultrapassado.
- ESG e sustentabilidade são temas de painel durante o South Summit Brazil
- South Summit tem grande movimentação no segundo dia em Porto Alegre
- KondZilla: dono do maior canal de música no YouTube explica o que futebol e redes sociais têm em comum
Carros autônomos em São Francisco
Em São Francisco, os carros autônomos já são uma realidade durante o trânsito. O serviço é oferecido principalmente por duas empresas, Waymo e Cruise.
O usuário escolhe o destino no aplicativo e inicia a corrida. Há pessoas que consideram a tecnologia útil, e outras desaprovam, afirmando que os carros são lentos e também inseguros.