Jornal com Tecnologia

SpaceX adia novamente o lançamento do megafoguete Starship

Previsão é que lançamento ocorra na quinta-feira; empresa não informou o motivo do adiamento

Lançamento que era previsto para a última segunda-feira, foi adiado ao menos duas vezes
Lançamento que era previsto para a última segunda-feira, foi adiado ao menos duas vezes Foto : Brandon Bell / Getty Images via AFP / CP

A SpaceX, propriedade do magnata Elon Musk, adiou novamente o oitavo voo de teste de seu megafoguete Starship, o maior e mais potente do mundo, e agora planeja lançá-lo na quinta-feira, 6. Com uma altura de 123 metros - o tamanho de um prédio de 40 andares -, esse foguete, que está sendo desenvolvido atualmente para viajar à Lua e a Marte, tem previsto decolar de Boca Chica (Texas). O lançamento agora está previsto para quinta-feira, a partir das 17h30 locais (20h30 em Brasília), indicou a empresa, sem informar o motivo do novo adiamento.

Outra janela de lançamento está programada para o mesmo horário na sexta-feira, segundo o órgão regulador da aviação dos EUA. Na segunda-feira, a SpaceX cancelou o lançamento de última hora após um problema ser detectado, um tipo de adiamento habitual no setor espacial. É uma nova tentativa, após uma explosão durante o último teste que aconteceu em janeiro.

A missão também espera fazer aterrissar a primeira fase do Starship utilizando os braços de sucção da torre de lançamento, uma manobra complexa que a SpaceX conseguiu realizar com sucesso duas vezes. A intenção de Musk é tentar, em um futuro próximo, recuperar a Starship, que é a segunda parte do foguete e dá nome ao conjunto, para que seja totalmente reutilizável, o que reduziria consideravelmente os custos e os recursos necessários. No entanto, para esse oitavo voo de teste é previsto que a nave espacial acabe no oceano Índico, como já ocorreu em testes anteriores.

Veja Também

Em meados de janeiro, o módulo superior do foguete explodiu em poucos minutos de voo, provocando uma chuva de escombros incandescentes sobre o Caribe, com danos materiais nas Ilhas Turks e Caicos, a mais de 2.500 quilômetros do local de lançamento. A Administração Federal de Aviação americana (FAA) teve que desviar brevemente os aviões e ordenou uma investigação e a suspensão dos voos após o teste fracassado. Na sexta-feira, a FAA autorizou a retomada dos testes de lançamento, embora tenha declarado que continua com a investigação sobre a recente explosão.