Agricultores atingidos pela enchente em Venâncio Aires podem se cadastrar no Auxílio Reconstrução

Agricultores atingidos pela enchente em Venâncio Aires podem se cadastrar no Auxílio Reconstrução

O benefício é válido para qualquer pessoa que teve sua casa invadida pela água seja ela moradora da zona urbana ou rural

Angélica Silveira

publicidade

Além dos moradores da zona urbana, os agricultores e moradores do interior que tiveram suas casas atingidas pela enchente do mês de maio podem realizar o cadastro do Auxílio Reconstrução do Governo Federal. O benefício é de R$ 5,1mil. O beneficiário deve se inscrever no site da Prefeitura (http://forms.venancioaires.rs.gov.br:8030/ajuda_venancio/. Até o momento, das 4.495 famílias cadastradas no Sistema Municipal para receber o recurso, 1.934 famílias são moradoras da zona rural. Além disso, 69 cadastros estão em fase de digitação e 302 foram cancelados.

O programa não possui nenhum corte ou limitação de renda, nem a necessidade de inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e, também, no CadÚnico, basta ter sido atingido pela enchente a ponto de sair de casa de forma temporária ou permanente. É importante ressaltar que, após preencher os dados, é preciso clicar em concluir para o cadastro estar apto no sistema. O município cadastrou todas as regiões e endereços que têm direito ao recurso.

A pessoa indicada como responsável familiar deve baixar o aplicativo e acessar o Gov.br, sistema do Governo Federal, para confirmar os dados enviados pela Prefeitura e seu pedido de auxílio. Quem já possui conta na Caixa Federal receberá o dinheiro diretamente nela. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício.

Os agricultores atingidos pela enchente também podem solicitar até o dia 30 a remissão dos valores dos serviços de horas-máquina, do Programa Troca-troca de milho, vencidas ou a vencer neste ano, e do Programa Rotativo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Promagro). Para quem tiver dúvidas ou precisa de ajuda para a realização do cadastro no Auxílio Reconstrução e solicitação nos programas deve ir até a Secretaria de Desenvolvimento Rural que fica na rua Tiradentes, 959, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. O telefone para contato e esclarecimentos de dúvidas é o (51) 2183-0668.

Sistema de Alerta Hidrológico

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estiveram em Venâncio Aires nesta semana com o objetivo de entender as necessidades locais e fortalecer o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH). Os profissionais devem percorrer pontos do rio Taquari e arroio Castelhano visando a instalação de estações de monitoramento hidrológico (réguas de marcação) com definição de medidas oficiais de controle de volume de água nas diferentes regiões.

Além de analisar os processos hidrológicos que ocorreram nas cidades da região após as chuvas intensas e avaliar se existem outros locais com instabilidade geológica-geotécnica, com riscos de alagamentos, deslizamentos, quedas de blocos, entre outros movimentos de massa, eles se colocaram à disposição da Prefeitura para futuras parcerias para demarcação de zonas de risco, inundação, entre outros.

O trabalho irá auxiliar no estabelecimento de medidas oficiais tanto do Rio Taquari, quanto do Arroio Castelhano. "Com esses estudos, damos continuidade ao trabalho que começamos na semana passada em atendimento às demandas municipais. A partir do registro e caracterização dos processos — com drones, fotografias e análises in loco – vamos elaborar relatórios para cada município analisado, com informações técnicas que podem embasar ações para prevenção, enfrentamento e resposta a desastres”, explica o pesquisador Douglas Cabral, coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial do SGB.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895