Estrela tem alagamentos pontuais apesar de recuo do rio Taquari

Estrela tem alagamentos pontuais apesar de recuo do rio Taquari

Duas ruas da cidade ainda estão interrompidas por água na pista

Angélica Silveira

Duas ruas de Estrela ainda estão com o trânsito interrompido por alafamentos

publicidade

O dia é nublado em Estrela, mas sem chuva, mesmo assim, duas ruas da cidade ainda estão bloqueadas por terem água sobre a pista. São elas a rua Albino Francisco Horn, no bairro Alto Bronze e na João José Shonarth, no Imigrantes.

Os motoristas devem ter atenção nestes trechos até a liberação das vias e também a acúmulos pontuais de águas em momentos de pancadas de chuvas mais fortes devido aos sistemas de drenagem estarem saturados. Pela última medição o nível do rio Taquari estava em 17,9 m (ainda em cota de alerta, mas em tendência de redução). O nível de 13m é o considerado normal. O Taquari chegou ao pico da enchente nesta semana com 24,19m ás 22h30min da última segunda-feira.

A Prefeitura começou novamente o trabalho de limpeza nas áreas atingidas e as famílias começaram a retornar para casa. Mais de 350 pessoas permanecem nos abrigos. Ruas precisaram ser novamente desbloqueadas, logo máquinas que estavam envolvidas na remoção de entulhos tiveram que voltar para desobstruir vias.

Poços Artesianos

Com a melhora no tempo e nos alagamentos, a Corsan/Aegea iniciou mais uma etapa na perfuração de oito novos poços artesianos na cidade. Todos estão localizados em áreas não alagáveis, cedidas pela Prefeitura. O objetivo da ação é aumentar a segurança e sustentabilidade no fornecimento de água, especialmente em períodos de enchentes.

Atualmente, a cidade tem 19 poços artesianos, sendo que 18 estão funcionamento. Ao menos outros oito serão perfurados. A iniciativa visa facilitar a disponibilidade de água potável, principalmente em épocas de enchentes, mas também em períodos de seca. Cada poço leva em média cinco dias para ser perfurado.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895