Mais de 100 famílias deixaram as suas casas em Gramado em decorrência da chuva

Mais de 100 famílias deixaram as suas casas em Gramado em decorrência da chuva

Duas pessoas moreram em deslizamento de terra ocorrido no sábado

Angélica Silveira

Gramado decretou emergência em função das chuvas e dos deslizamentos de terra que mataram duas pessoas

publicidade

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, decretou situação de emergência em função das chuvas que atingiram a cidade na sexta-feira e no sábado. O município teve tanto a zona urbana quanto a rural afetada por destelhamentos, queda de árvore em vias públicas, deslizamento de terra e alagamentos.

No bairro Três Pinheiros, todos os moradores precisaram deixar suas casas, devido ao risco de queda de barreira, pois parte do solo da localidade está cedendo e há rachaduras na rua Ladeira das Azaleias. As famílias foram levadas ao ginásio do bairro Jardim. Aproximadamente 110 famílias deixaram suas casas entre os moradores do bairro e da rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini, que também teve cedência de solo.

Está previsto para esta segunda-feira que técnicos da Fepam auxiliem profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Planejamento na composição de laudos. No Prinstrop, uma moradora foi soterrada devido ao deslizamento causado pela chuva na manhã do último sábado. Os moradores ficaram entre os destroços, mas foram retirados com vida, encaminhados ao hospital com escoriações, de onde já foram liberados.

Atualmente, estão em casas de conhecidos, até reestruturarem a própria residência. No sábado, várias estradas chegaram a ser bloqueadas por queda de árvores e barreiras. Foi reativado o abrigo temporário no ginásio da Escola Senador Salgado Filho.

Na tarde de sábado, uma casa localizada na Linha Marcondes Baixa foi soterrada. Das quatro pessoas que moravam no local duas sobreviveram. As vítimas fatais foram Elisabeta Maria Benisch Ponath, de 51 anos e Lidowina Lenhen, de 86 anos.


Duas pessoas morreram após um deslizamento de terra em Gramado - Foto: Ilton Gomes / Prefeitura de Gramado / Divulgação / CP
 

A Prefeitura decidiu suspender as aulas na rede municipal nesta segunda-feira. Sobre escolas estaduais e particulares, a orientação é que seja feito o contato com as direções de cada instituição para saber as orientações. Também foi adiado o ciclo de palestras da Fepam que começaria nesta segunda-feira em Gramado. A nova data será divulgada posteriormente.

Na manhã desta segunda-feira, 20 adultos e 11 crianças permaneciam no abrigo instalado em um ginásio da Escola Senador Salgado Filho, em frente ao colégio. O restante está na casa de amigos e parentes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895