Com a cheia da Lagoa dos Patos, os maiores hospitais públicos de Rio Grande tiveram que alterar seus serviços, pois suas principais sedes estão localizadas próximo a Laguna. No caso da Santa Casa, o plano de contingência para o retorno das atividades no hospital geral já foi colocado em prática.
Para esta segunda-feira, a previsão é que sejam retomadas as atividades de consultas eletivas ambulatoriais e das atividades da Unidade de Terapia Intensiva Geral. Durante o período das cheias, a instituição adaptou os serviços que não foram descontinuados. Foram utilizadas estratégias para garantir insumos para emergências e tratamentos contínuos, além da adaptação necessária a estrutura física do hospital de cardiologia e oncologia, (local para onde os serviços foram deslocados) cerca de três quilômetros da estrutura do hospital geral. Em períodos considerados normais a Santa Casa possui 300 leitos, já durante as enchentes ficou com pouco mais de 135.
A expectativa é que este movimento de retomada seja gradual e que, até o fim do mês, todas as operações no Hospital Geral estejam completamente retomadas.
Na última semana setores como Saúde Mental, Queimados e a agenda de exames diagnósticos, já retornaram às suas atividades na estrutura situada no centro de Rio Grande. A ponte provisória, instalada em frente à Praça Barão de São José do Norte e a desinfecção do entorno do prédio foram realizadas no fim de semana.