Secretaria de Saúde de Rio Grande reabre prédio para atendimento da população

Secretaria de Saúde de Rio Grande reabre prédio para atendimento da população

A estrutura estava fechada desde o início das inundações em maio

Angélica Silveira

Vários serviços voltam a ser oferecidos na sede da Secretaria Municipal de Saúde

publicidade

Por estar localizado próximo a Lagoa dos Patos, o prédio da Secretaria de Saúde foi inundado pela enchente que ocorreu em maio. Com isto, os serviços que eram realizados no local foram suspensos ou realocados durante o período. Com o recuo da Lagoa, que na manhã desta terça-feira estava com 1,68m, (24 centímetros abaixo do nível do Cais), o espaço será reaberto nesta quarta-feira para o atendimento da população.

Entre os serviços que retornam ao prédio instalado na Rua Marechal Floriano, 5, estão a dispensação de medicamentos da farmácia municipal (das 8h às 16h) e o de fraldas e fórmulas. A farmácia do Estado reabre nesta quinta-feira no mesmo local, das 8h às 14h. Os atendimentos médicos com especialistas (ginecologista, cardiologista, endocrinologista e urologista), também retornam nesta quarta-feira na Ala B no prédio da Secretaria da Saúde. Para ser atendido, o paciente com agenda marcada vai receber um contato prévio da Secretaria, via telefone, em que será confirmada a data e hora da consulta. Outro serviço que retorna é a coleta de exames, que será realizada no 2º andar do prédio da Secretaria da Saúde.

Enquanto isto, os postos de saúde instalados nas ilhas da Torotama e dos Marinheiros seguem fechados por causa das enchentes. Sendo assim, a população desses locais pode acessar os demais postos para atendimentos.

Outros locais importantes para a saúde municipal e regional estão retornando seus atendimentos de forma gradativa. Na Santa Casa estão mantidas as internações clínicas e cirúrgicas e as agendas para consultas de retorno já foram retomadas. Já as novas consultas em oncologia retornarão dia 17. Seguem mantidos os atendimentos de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e os exames agendados. Foram retomados os exames laboratoriais e de imagem eletivos. No dia 1º, serão retomados os agendamentos de novas consultas especializadas eletivas, marcados pelo gerenciamento de consultas (GERCON). Por enquanto serviços de Pronto- Socorro e Maternidade seguem realocados no Hospital de Cardiologia. Já a as unidades de queimados e de saúde mental voltaram para o prédio do hospital geral.

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. retomou as atividades de internações clinicas e cirúrgicas na última sexta-feira e a consultas de retorno e exames laboratoriais e de imagem eletivos nesta segunda-feira. As consultas eletivas novas, via GERCON) retornam dia 17. Já as consultas novas de pré-natal de alto risco são agendadas via GERCON e os retornos são reagendados pelo próprio serviço, que voltaram a ser realizadas no Hospital.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895