A serração espantou os frequentadores da Orla do Guaíba. Até o início da tarde deste sábado, o fluxo de pessoas ainda era tímido no local. Outro motivo para a movimentação mais baixa é o bloqueio do Trecho 1, que ainda não tem previsão para reabrir.
A água recuou no local, mas o público não pode acessar gramados, pistas de caminhada e áreas de convivência ao lado da margem do Guaíba. De acordo com a prefeitura, o motivo da interdição do Trecho 1 é garantir a segurança da população. Os quiosques da avenida Edvaldo Pereira Paiva, a loja de conveniência e o Restaurante 360 Gastrobar estão com suas atividades normais.
O fechamento temporário do ponto está em vigor desde a última sexta-feira. Nos próximos dias, equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Obras e Infraestrutura (Smoi) e Esporte Lazer e Juventude (Smelj) farão inspeções no local para determinar os prazos necessários para os reparos, já que os deques, passarelas, passeios e áreas comerciais foram severamente afetados pela enchente.
Técnicos da Smamus e Smoi ficarão responsáveis pela análise do impacto das inundações do solo e nas estruturas que ficaram submersas ao lado do lago, assim como a necessidade de monitoramento e remanejo da eventual fauna silvestre presente no local. A GAM3 Parks, concessionária do espaço, garante que participará de todos os processos de vistoria e reconstrução do Trecho 1.
Devido ao aumento do nível do Guaíba e pelas águas alcançarem as quadras esportivas no Trecho 3 da Orla, as quadras de areia e de grama sintética estão interditadas por período indeterminado. Já as quatro quadras de concreto foram devolvidas neste sábado e já podem ser utilizadas, pois passaram por higienização durante a semana. São duas quadras poliesportivas, uma de tênis e uma de patinação.
A pista de skate também está liberada após passar por uma pequena recuperação por parte dos adotantes do espaço. O bowl maior, mais próximo em direção ao Centro, ainda precisa passar por uma limpeza e retirada da água, portanto segue indisponível para uso.
“As quadras de grama sintética estão sendo higienizadas e o processo é mais minucioso e ainda precisarão passar por uma avaliação para verificar se a estrutura sofreu danos ou não” afirma a titular da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) Ana Paula Bastos. A segurança privada contratada pela prefeitura para auxiliar nos cuidados do Trecho 3 está orientada a aconselhar os frequentadores da Orla a não utilizarem os espaços de areia.