Cidades

“É preciso questionar se estamos prontos para enfrentar incêndios”, diz vice-presidente do Senge RS

Evento com duração de dois dias em Porto Alegre aborda desafios na segurança contra incêndios

Segurança contra incêndios é pauta da 27ª Edição dos Painéis da Engenharia
Segurança contra incêndios é pauta da 27ª Edição dos Painéis da Engenharia Foto : Camila Cunha

Os debates que envolvem a segurança contra incêndios são pauta da 27ª Edição dos Painéis da Engenharia, que ocorre nesta terça e na quarta-feira, no Teatro Túlio Piva, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Com o tema “Tendências e Desafios na Segurança Contra Incêndios”, a iniciativa é promovida pelo Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul (Senge-RS).

A ocasião reúne especialistas para discutir as inovações mais recentes e os desafios críticos que envolvem a segurança contra incêndios. Entre os temas abordados estão legislação, regulamentação e normas técnicas relacionadas à Engenharia de Segurança contra Incêndios, além das discussões internacionais mais recentes, exemplos de outros estados e países, a situação do ensino, pesquisa e certificação na área, bem como cases de projetos, instalações e manutenções.

O vice-presidente João Leal Vivian, destaca que o sindicato dedica atenção especial ao tema da segurança contra incêndios, tendo se consolidado como protagonista e referência no equacionamento de soluções. Ele adiciona que o evento nesta semana é uma oportunidade para profissionais que buscam conhecimento técnico avançado no assunto, além de também gerar reflexões à sociedade como um todo.

"Precisamos gerar questionamentos sobre a temática de combate a incêndios. Por exemplo em relação a veículos elétricos, será que estamos prontos caso um carregador entre em curto-circuito e provoque fogo em um estacionamento? E quanto ao 4ª Distrito da Capital, onde há imóveis antigos, como faremos para enfrentar chamas ali? Esse é um assunto que propõe desafios e exige cada vez mais adaptação do setor”, pondera João Leal Vivian.

o vice-presidente do Senge-RS ressalta ainda a necessidade de ir além de medidas prescritivas contra incêndios. Ele defende a elaboração de projetos especiais, com base na engenharia e arquitetura, que incluem conceitos de desempenho e tenham análise de uma equipe técnica de especialistas junto ao Corpo de Bombeiros.

"Precisamos elaborar modelos que simulem situações de incêndio, como no caso de maquetes. Assim poderíamos definir com mais exatidão as condições de prevenção e combate ao fogo em locais determinados”, aponta.