capa

10º Polentaço acontece neste final de semana em Monte Belo do Sul

A principal atração da festa será o tombo de 800 quilos de polenta

Por
Celso Sgorla

A festa acontece neste final de semana

publicidade

Eleita como uma espécie de patrimônio imaterial da Serra, a polenta é mais do que uma iguaria trazida pelos imigrantes italianos como alimento de resistência, mas também é um elemento de identidade de um  povo e motivo de festa no município de Monte Belo do Sul. Neste final de semana, na praça Central da cidade, ocorre a 10ª edição do Polentaço, verdadeira celebração à mistura de farinha de milho, água e sal que alimentou as esperanças dos italianos em sua nova pátria.

Para comemorar esse legado gastronômico, várias atrações artísticas gratuitas foram combinadas à programação culinária da festa, cujo ponto alto é o tombo de 800 quilos de polenta. A virada da polenta gigante ocorrerá em duas ocasiões, no sábado, às 17h15min, e no domingo, às 14h30min.

Ao redor da praça, vários empreendedores locais oferecem, em barraquinhas, diversas experiências da gastronomia típica regional tendo a polenta como protagonista. Outra atração é a exposição de esculturas feitas com polenta. Chimias, pães, biscoitos, salame e queijo também fazem parte da orgia alimentar do evento, assim como os vinhos e espumantes locais, em virtude ao Dia do Vinho Brasileiro, que contará com programação na Serra entre 17 de maio de 2 de junho.