A 21ª edição do Encontro das Tradições Italianas (Entrai) reunirá uma grande variedade de opções gastronômicas e atrações artísticas, com o que há de melhor da cultura de origem italiana na Serra Gaúcha.
Preservando o legado dos descendentes de imigrantes italianos, que em 2025 comemoram os 150 anos da imigração no Brasil, o Entrai incluirá diferentes representações da cultura italiana, passando pelos costumes e tradições culinárias.
Em visita ao Correio do Povo, a comitiva organizadora do evento destacou que a iniciativa foi criada com o objetivo de promover um encontro de arte, cultura e diversão.
O Entrai será realizado de 9 a 18 de maio, nas sextas, sábados e domingos, em Nova Milano, no município de Farroupilha, e estima receber mais de 35 mil visitantes.
Com entrada e estacionamento gratuitos todos os dias, o evento terá uma programação repleta de atrações, dentre elas o Encontro de Carros Antigos do Classic Car Club de Farroupilha, as Missas celebradas Santa Cruz, e aos domingos, os tradicionais almoços típicos no salão da mesma Paróquia, além de todos os dias recepcionar o público com grupos folclóricos italianos.
- Exposição Fotográfica em Porto Alegre resgata a história de imigrantes calabreses
- Vaticano ajusta detalhes do funeral do papa Francisco
- Consulado-Geral da Itália realiza roteiro de visitas no RS com confederação italiana de agricultura
A homenagem se dá no distrito que é o “Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”. A primeira leva de imigrantes chegou à região que recebeu o nome de Nova Milano, em 20 de maio de 1875, oriundos da província de Milão, no norte da Itália. Até hoje, os descendentes desses imigrantes preservam e celebram a língua “talian”, seus costumes, gastronomia, religiosidade e legado cultural.
Atrações do 21º Encontro das Tradições Italianas
A edição de 2025 promete animar novamente a cidade e apresentar novidades. Contará com mais de 30 shows culturais, mais de 20 estandes multissetoriais, 6 espaços de alimentação, 3 cervejarias, 10 agroindústrias, espaço kids, uma feira de artesanato e a participação da Associação de Moradores de Nova Milano e o Clube de Mães “As Milanesas”, com o tradicional pão colonial e grostoli.
Agenda e horários das atividades:
Sexta-feiras: 9 a 16 de maio, das 14h às 22h
Sábados: 10 a 17 de maio, das 9h às 21h
Domingos: 11 a 18 de maio, das 8h às 20h