500 dias para o bicentenário da imigração alemã

500 dias para o bicentenário da imigração alemã

Banda Municipal de Estância Velha e Grupo Folclórico Alemão Deutsche Seele animaram o evento

Luciamem Winck

Cônsul-geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Milan Andreas Simandl, participou da cerimônia

publicidade

Ao som da Banda Municipal de Estância Velha e do Grupo Folclórico Alemão Deutsche Seele, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, deu início à contagem regressiva de 500 dias para o bicentenário da imigração alemã no Brasil. “Celebramos a junção de forças e de sonhos que foram acalentados e construídos ao longo do tempo, de famílias que vieram com a missão de ajudar a construir o nosso Estado, construir a nossa riquíssima história. Reconhecemos a importância do povo alemão que contribuiu e segue contribuindo para que o nosso Rio Grande continue crescendo”, afirmou Zanchin.

Os 200 anos da chegada dos alemães às nossas terras serão comemorados em 25 de julho de 2024. Até lá, a Comissão Estadual do Bicentenário, composta por entidades que representam a comunidade germânica, planeja programações para celebrar a cultura e a gastronomia de seus ascendentes. Prestigiaram o ato o cônsul-geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Milan Andreas Simandl, a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, representando a Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag), e o coordenador dos festejos do Bicentenário da Imigração Alemã, André Rotta. 

"Tenho certeza que um momento como este, quando nós estamos destacando os 200 anos da imigração alemã, mostra o quanto valorizamos a nossa história. Estamos cuidando do nosso presente, mas também de olho no nosso futuro", afirmou a prefeita. Fátima complementou que "quem não conhece a sua história está à deriva na sua existência". A região está mobilizada para marcar a data com uma série de eventos. "Temos um compromisso com aqueles imigrantes que lançaram os pilares das nossas cidades, como é o caso da minha Novo Hamburgo. A coragem e a resiliência deles, naqueles tempos de tantas dificuldades, nos inspiram até hoje", afirmou. A prefeita ainda destacou que a história da região é relembrada de forma permanente, o que teve impulso em 2019 com a criação do Vale Germânico, composto por 14 municípios, para valorizar o turismo local. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895