Ação busca equilibrar doações de leite durante isolamento social em Santa Rosa

Ação busca equilibrar doações de leite durante isolamento social em Santa Rosa

O Banco de Leite possui 1,3 mil mães cadastradas, mas apenas 50 são ativas

Felipe Dorneles

Mães fazem entrega de leite na recepção do Hospital Vida & Saúde.

publicidade

A equipe do Banco de Leite do Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa, estruturou uma ação para facilitar a doação de leite neste período de isolamento social. A média de doações é de 700ml diárias, enquanto a demanda é de 2 litros por dia. O receio da equipe é que as doações baixem ainda mais com o cenário de pandemia.

A nutricionista do Banco de Leite de Santa Rosa, Marília Fernandes, revela que agora mães podem fazer as coletas em casa e entregar na recepção da casa de saúde. “As mães que possuem cadastro podem entregar a doação na recepção, evitando entrar dentro do Hospital. Porém, é importante avisar a equipe do Banco de Leite antes, para que um colaborador, além de receber o material, entregue um novo kit para nova coleta”. Quem não tem cadastro, é preciso acessar o Banco de Leite e dar encaminhamento a exames.

O Banco de Leite possui 1,3 mil mães cadastradas, mas apenas 50 são ativas. A estrutura atende crianças internadas na UTI Neonatal do Hospital Vida & Saúde, de famílias de 20 municípios da região. A nutricionista explica que quem doa possibilita ao bebê de alto risco o alimento mais completo e valioso em um momento que ele não consegue ser amamentado por sua mãe. “O leite materno é rico em imunoglobulinas que aumentam o sistema imunológico, a gordura presente em sua composição permite melhor desenvolvimento cerebral, além de reduzir o tempo de internação e prevenir diversas doenças”.

A entidade acredita que a cultura de doação ainda não está presente na comunidade e avalia que estão perto de uma situação de emergência. Doadoras devem procurar o Banco de Leite, localizado no Hospital Vida & Saúde. Para primeira coleta a mãe precisa realizar cadastro. As próximas doações podem ser realizadas em casa, o hospital fornece o material para captação. O Banco de Leite funciona todos os dias das 8h às 12h e das 13h30min às 18h. Mais informações pelo telefone (55) 3512-5050.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895