Ação busca motivar profissionais de saúde em Santo Ângelo

Ação busca motivar profissionais de saúde em Santo Ângelo

Secretaria de Saúde e a Universidade Regional Integrada entregam caixas com mensagens de incentivo, balas e chás

Felipe Dorneles

Profissionais de saúde do município recebem caixas com mensagens motivacionais

publicidade

Uma ação está garantindo o apoio emocional à profissionais da saúde que trabalham na linha de frente no combate ao novo coronavírus em Santo Ângelo. Através de uma parceria entre a Universidade Regional Integrada (URI) e a Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais recebem caixas com mensagens de incentivo.

A farmacêutica da Farmácia Básica, Fernanda Teichmann, explica que as caixas contêm frases motivacionais, que estão acompanhadas de balas e chás. “A parceria surgiu em um projeto entre prefeitura e URI, que tem ações o ano todo, geralmente pesquisas voltadas para um assunto geral. Agora, com a pandemia do novo coronavírus, nossas ações não pararam, daí surgiu a ideia das caixinhas, além de um mural para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em apoio aos profissionais que estão na linha de frente neste atual cenário”.

A farmacêutica integra o grupo com a psicóloga Tania Trevisan Machado, com enfermeiras, acadêmicas e professores da URI. Os kits são montados e entregues aos profissionais.

As duas instituições realizam, desde abril do ano passado atividades que promovem a relação entre educação e saúde. A URI, dentro do projeto, apresenta cinco diferentes eixos, cada um trabalhando a sua temática: a gestão em saúde e educação permanente com docentes e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS); cuidados domiciliares e cuidados paliativos; promoção da saúde junto às comunidades adstritas aos territórios das Estratégias de Saúde da Família (ESF); saúde do trabalhador do SUS; e práticas integrativas no SUS.

Nesse momento de pandemia, os eixos buscam maneiras de apoiar esses profissionais e continuar a realizar atividades integrativas entre ensino, serviço e comunidade. Visando isso, o eixo um optou por tocar os corações dos profissionais que estão na linha de frente do combate a Covid-19.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895