Ação de conscientização e saúde do homem é realizada em Gravataí

Ação de conscientização e saúde do homem é realizada em Gravataí

A iniciativa, organizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS) e a prefeitura de Gravataí ofereceu diversos serviços.

Paula Maia

Durante ação em Gravataí foram oferecidos serviços de aferição da pressão arterial, testes rápidos, vacinação e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis

publicidade

Na manhã desta terça-feira, uma ação em prol da saúde masculina, alusiva ao Novembro Azul, teve lugar na BR 290 (Freeway), km 77, em Gravataí. A iniciativa, organizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS) e a prefeitura local ofereceu diversos serviços.

A ação visava conscientizar e promover a saúde dos caminhoneiros. Durante a ação em Gravataí foram oferecidos serviços de aferição da pressão arterial, testes rápidos, vacinação e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, foi aplicado um questionário sobre saúde e hábitos do sono.

Segundo o chefe do núcleo e acidentes da PRF/RS, Rafael Pereira, o objetivo principal era verificar a saúde dos caminhoneiros, muitas vezes negligenciada devido à falta de tempo, recursos ou relutância em buscar atendimento médico.

“Essa é uma ação programada pelo governo federal que está sendo realizada em todos os estados do país na semana agora de 11 a 19 de novembro. Então nós escolhemos aqui o quilômetro de 77 da BR290, com o objetivo de verificar a saúde dos caminhoneiros visando a redução dos acidentes”, explicou Pereira.

Um caso grave foi identificado durante a ação, onde um motorista apresentou pressão arterial extremamente elevada, e precisou ser encaminhado para a UPA de Gravataí para tratamento imediato. “Ele poderia estar dirigindo e sofrer um acidente, causar um acidente, machucando alguém ou se machucando, por isso o nosso objetivo na redução dos acidentes”, ressaltou.

A enfermeira da Secretaria da Saúde de Gravataí Amanda Dipp destacou que aproximadamente 40 caminhoneiros foram atendidos durante o evento, recebendo verificação de saúde, vacinação e testes rápidos para diversas doenças.

O caminhoneiro Maiquel Migotto tem 38 anos e está nas estradas há 20 anos. Ele vinha de Osório em direção a Santa Maria quando foi convidado pela PRF para participar da ação.

Migotto elogiou a iniciativa, e ressaltou a importância de cuidar da saúde e do incentivo sobre a necessidade dos exames periódicos.

“A maioria do pessoal não quer fazer os exames. Vai deixando. A gente tem que optar em  fazer os exames e ficar por dentro de como está a saúde da gente”, considerou

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895