Ação de desassoreamento do arroio Coitinho avança para evitar alagamentos em São Sebastião do Caí
Medida, que integra o Plano de Reconstrução da cidade, é uma intervenção importante para facilitar o fluxo da água e amenizar inundações no município

publicidade
Máquinas e operários avançam os trabalhos de desassoreamento do arroio Coitinho, ação determinada pela prefeitura de São Sebastião do Caí, que integra as medidas anunciadas pelo prefeito Júlio Campani dentro do Plano de Reconstrução da cidade pós-enchente. A ação de limpeza e desassoreamento se ocorre no perímetro urbano, contemplando o trecho desde a ERS 122 até o Rio Caí, em uma extensão 3,59 quilômetros.
Conforme a Administração, o arroio Coitinho, que atravessa os bairros Loteamento Popular e Vila Rica antes de desaguar no Rio Caí, contribui para os graves alagamentos que atingiram o bairro Vila Rica, afetando diretamente centenas de famílias diante dos eventos climáticos. Além disso, ele recebe água de outros dois córregos, o que aumenta seu volume durante períodos de chuvas intensas, causando o extravasamento das águas, que acabam por invadir ruas e avenidas. Neste sentido, de acordo com o prefeito, o desassoreamento do arroio é uma intervenção importante para facilitar o fluxo da água e amenizar inundações no município.
O processo, atualmente em execução, envolve a remoção de sedimentos acumulados no arroio que podem obstruir a passagem de água. “Além de mitigar os riscos de alagamentos, o desassoreamento também contribui para a melhoria da qualidade da água e para a conservação do ecossistema local, beneficiando tanto a população quanto o meio ambiente”, disse Campani.