Ação no Hospital da PUC de Porto Alegre arrecada mechas de cabelo para peruca

Ação no Hospital da PUC de Porto Alegre arrecada mechas de cabelo para peruca

Cortes ocorreram no Centro de Bem-Estar e chamaram a atenção dos colaboradores e pacientes

Paula Maia

O movimento da segunda edição do Cabelaço foi intenso no Centro Bem-Estar do Hospital São Lucas da Puc

publicidade

Nem mesmo a manhã chuvosa desta segunda-feira prejudicou o movimento da segunda edição do Cabelaço do Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS. A ação, em parceria com o Grupo Oncoclínicas, é alusiva à campanha Outubro Rosa e arrecada mechas de cabelos para a confecção de perucas que são doadas às pacientes oncológicas do hospital. Os cortes, realizados pela equipe do Hugo Beaut, ocorreram no Centro de Bem-Estar, que se transformou em um espaço inspirador e motivou, além dos colaboradores, pessoas que passavam pelo local para fazer a doação das mechas.

Moroni Salgado, 30 anos, trabalha no suporte técnico da área de informática da rede Marista há quase cinco anos. Ele fez questão de participar da ação e expressou sua satisfação em prol do bem-estar. “Estou bem feliz em poder fazer isso. A pessoa já é batalhadora de passar pelo tratamento e ela tem o direito de se sentir bonita. Poder doar para uma causa tão grande eu acho muito bacana”, ressaltou

Maroni Salgado fez questão de doas as mechas do seu cabelo para  campnha Cabelaço | Foto: Guilherme Almeida

Natália Rossato, mastologista do Hospital São Lucas, enfatizou a relevância da ação, que transforma as mechas doadas em perucas, oferecendo suporte emocional e fortalecendo a autoestima dos pacientes afetados pelo câncer de mama. Ela ainda ressaltou que a queda de cabelo é particularmente significativa para as mulheres em tratamento e que existe uma grande procura por perucas.

“Na verdade, o câncer de mama abala os pacientes de um modo geral. Eu acho que a autoestima é uma coisa que pra mulher conta muito. Então essa doação de cabelos e a possibilidade de fazer uma peruca, de renovar o cabelo delas, é muito legal, é essencial”, destacou

Até o final da manhã, mais de 20 mechas já haviam sido arrecadadas. Após a ação, o Serviço de Pastoral e Solidariedade do Hospital São Lucas também recebe doação de  mechas com no mínimo 15 centímetros.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895