Pelotas amanheceu nesta quarta-feira novamente com chuva forte e alagamentos em vários pontos da cidade. A situação mais problemática do dia ocorreu na Vila Jacottet onde um açude que fica próximo ameaçou se romper. Durante o dia, equipes do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) e da Defesa Civil concentram esforços,no local, que fica nas imediações da avenida Cidade de Lisboa, Fragata, realizando obras para que as estruturas de 36 mil metros quadrados localizada em propriedade particular não se rompesse.
Os dois açudes de diferentes proporções e as equipes abriram o menor para a água escoar para um campo. Posteriormente, o maior foi aberto, levando a água ao menor para evitar com isto o rompimento. A obra foi concluída por volta das 17h. Em uma transmissão pela internet, na manhã , a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas chegou a solicitar que as pessoas ( em torno de 700) que moram na localidade saíssem de suas casas de forma preventiva. Uma parte dos moradores chegou a sair.
Em determinadas regiões da cidade, as chuvas dos últimos três dias chegaram a 230 milímetros. Em relação ao restante da cidade, a prefeita admitiu que os transtornos seguem ocorrendo, com diversos locais registrando alagamentos devido a chuva excessiva desde a noite de domingo, mas garantiu que os canais de drenagem, assim com as casas de bomba funcionam a pleno, apesar da luta das equipes do município contra o lixo descartado de forma incorreta pela população.
Como muitas escolas têm avarias devido às chuvas, a Prefeita disse que é necessário um dia de sol para os reparos. Com isto, a volta às aulas foi remarcada para a próxima segunda-feira Nesta quarta-feira, não ocorreram atendimentos nos postos Balsa, Navegantes, Fátima, Vila Municipal, CSU Areal, Areal Leste, Obelisco, Laranjal e nas 12 unidades da colônia, incluindo a Z3. Estão em funcionamento, apesar de alagamentos no entorno ou avarias, as unidades Areal I, Bom Jesus, Dom Pedro, PAM Fragata, Simões Lopes, Virgílio Costa, Guabiroba e União de Bairros. Equipes das UBSs fechadas foram deslocadas às unidades que não interromperam o atendimento.
De acordo com a prefeita, no momento, as equipes não estão obedecendo critérios de zoneamento para que as pessoas possam ser acolhidas nas unidades em atividades. A Farmácia Municipal, localizada na rua Professor Araújo, próxima ao condomínio Largo Vernetti, deve retomar nesta quinta-feira. Já a do Estado, no mesmo local, na sexta-feira. O atendimento ambulatorial nos hospitais continua suspenso nesta quarta-feira, mantendo somente os oncológicos e de traumatologia da Santa Casa.
Até a tarde desta quarta-feira a cidade conta com três famílias desabrigadas, sendo cinco adultos, seis crianças e um adolescentes. Outras oito famílias, moradoras do Posto Branco precisaram ser realocadas. Um outro adulto foi recebido na Casa de Passagem, que provisoriamente, devido às chuvas está funcionando no ginásio do Colégio Municipal Pelotense.
No final da tarde ela decretou emergência no município. Com prazo de 180 dias, o documento deverá ser publicado nesta quinta-feira. O decreto ocorre, em razão do grande volume de chuvas que atinge o município desde a manhã de segunda-feira. A medida se soma ao estado de calamidade, diante da enchente histórica de maio. Com o documento a Prefeitura se credencia a buscar mais recursos para fazer frente aos danos provocados pelas chuvas intensas que podem chegar a 300 milímetros até esta quinta-feira .
A situação de emergência é válida para as áreas afetadas pelas chuvas. E, além de credenciar o município à obtenção de recursos, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob gerenciamento da Defesa Civil, em ações de resposta, reabilitação e reconstrução.