Acúmulo de entulhos pode agravar risco de alagamentos, alerta MetSul Meteorologia
Chuva já atinge o RS, com cidades registrando mais de 30mm de precipitação na região Sul
publicidade
Na zona Norte, no Quarto Distrito, nas ilhas ou na região Central de Porto Alegre. Em Eldorado do Sul, Canoas ou outras cidades duramente atingidas pelas enchentes. O grande acúmulo de entulho e lixo deixados nas ruas, em função da limpeza e remoção de pertences danificados pelas enchentes de maio, pode se tornar um fator de agravamento para novos alagamentos, conforme um alerta da MetSul Meteorologia, em razão do novo período de longas chuvas no Rio Grande do Sul.
O instituto aponta que os sistemas comprometidos de drenagem urbana, somado aos entulhos que aguardam retirada das ruas, também podem intensificar um cenário de alagamentos. Antes da chegada da chuva neste sábado, era possível perceber que seguiam incontáveis as pilhas de entulhos que tomavam as regiões mais atingidas pelas cheias de maio.
“Os entulhos e o lixo tendem a agravar alagamentos em caso de chuva forte, risco que é maior em Porto Alegre e na região metropolitana durante o domingo, embora já chova neste sábado. Além disso, há o problema das redes de esgotos e das casas de bomba que fazem a drenagem das águas com chuva forte. Em Porto Alegre, 22 das 23 casas de bombas estão ligadas, mas a grande maioria opera com metade da capacidade ou menos”, alertou a MetSul.
Além disso, o instituto reforça que o cenário que poderá ser registrados nos próximos dias é diferente ao de antes da enchente, justamente pelas cidades do RS ainda estarem vivendo as consequências das cheias. “Uma chuva, por exemplo, de 70 mm em apenas um dia agora pode causar mais problemas do que os mesmos 70 mm em um único dia até dois meses atrás. Isso porque as enchentes levaram muita terra e lixo para as redes de esgotos, afetando a macrodrenagem urbana”, finalizou.
Chuva já atinge o RS
O novo episódio de chuvas em altos volumes por um longo período iniciou neste sábado no RS. Até o momento, não há registro de transtornos consideráveis em função da precipitação. Para a MetSul, o que preocupa é que a frente fria seguirá atuando sobre o estado ao menos até o final da próxima semana.
No início da manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), havia registrado uma precipitação de cerca de 30mm em Chuí, na região Sul. Neste domingo, a chuva deverá ser mais forte, podendo alcançar marcas acima de 50mm em algumas regiões do RS.
Apesar do grande acumulado de precipitação ao longo dos dias e da preocupação que tal cenário reflete no povo gaúcho, a MetSul Meteorologia aponta ainda que não deverá ocorrer uma repetição da catástrofe climática vivida em maio.