Setembro é tempo da maior festa da tradição gaúcha e Porto Alegre recebe mais uma edição do Acampamento Farroupilha de 1º a 21, no Parque Harmonia. Em 2025, o evento celebra o tema ‘Ondas curtas para uma história longa — O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa’.
Antes do início dos festejos, o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) realiza, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, a vistoria das estruturas do Parque e dos 236 piquetes confirmados. O trabalho reforça a segurança e a organização do espaço, que deverá receber mais de 2 milhões de visitantes, superando o público de 2024.
A abertura oficial será no dia 7 de setembro, com a tradicional cerimônia de acendimento da Chama Crioula, conduzida por cavalarianos. O patrono desta edição é o tradicionalista Rene Barbachan, que acampa no Harmonia desde antes da criação oficial do Acampamento, em 1987.
O Acampamento Farroupilha 2025 é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre e da Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Comissão dos Festejos Farroupilhas, em parceria com a GAM3 Parks.
Festival Pôr do Sol da Canção Piá
A agenda também reserva espaço para a nova geração. No dia 13 de setembro, o Festival Pôr do Sol da Canção Piá dá voz a crianças e adolescentes, promovendo a integração e revelando talentos da música regional. A iniciativa reafirma o compromisso do Acampamento Farroupilha com a continuidade da tradição e a formação cultural das futuras gerações.
INTÉRPETRES CLASSIFICADOS
Categoria Mirim (8 a 11 anos)
- Alicia Parnoff – Música: Espelho Quebrado
- Matheus Salazar Muller – Música: O Sul Por Vida
- Isabella Tramontina – Música: Poema Não Escrito
- João Gabriel Duarte – Música: Pensarolando
- Sofia Fleck – Música: Asas para voar
- Giordano Rossini - Música: Milonga Abaixo de Mau Tempo
Categoria Juvenil (12 a 15 anos)
- Lara Labarte – Música: Céu Aberto
- Muriel Gaiteiro – Música: Lástima
- Iza Corrêa – Música: Carta ao Filho
- Davi Teixeira – Música: Os Olhos do Meu Cavalo
- Vale Mazui – Música: O Pátio da Minha Casa
- Dafne Magnus – Música: De Quando a Flor é Gaúcha