Acontece neste sábado a terceira edição do Drive-thru da Reciclagem Solidária em Canoas

Acontece neste sábado a terceira edição do Drive-thru da Reciclagem Solidária em Canoas

O material coletado será encaminhado para descarte correto e beneficiará diferentes instituições da cidade

Fernanda Bassôa

Pilhas, lâmpadas fluorescentes e materiais recicláveis com restos de alimento não serão aceitos

publicidade

Acontece no próximo sábado, das 14h às 18h, a terceira edição do Drive-thru da Reciclagem Solidária. A ideia da ação, que acontece na rua Doutor Barcelos, 950, no Centro de Canoas, é arrecadar o maior número de tampinhas plásticas, óleo de cozinha usado, eletroeletrônicos em desuso, restos de papel, papelão, plásticos, metais, vidros, além de itens de higiene bucal e esponjas de limpeza usadas.

O material coletado será encaminhado para descarte correto e beneficiará diferentes instituições da cidade, auxiliando na geração de emprego e renda de milhares de famílias. Nesta edição, além dos itens em descarte, o grupo também receberá alimentos não-perecíveis que serão doados para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, e peças íntimas femininas (calcinha e sutiã) em qualquer estado, porém, limpos.

A embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil na cidade de Canoas, a bióloga sanitarista, Jaíza Frias Pedroso, que está à frente da atividade, diz que a ideia do drive-thru é dar o destino correto aos resíduos, não só pelo bem do meio ambiente, mas também auxiliando na geração de emprego e renda de milhares de pessoas.

“Praticar a reciclagem é pensar no social, econômico e ambiental, estimulando, assim, o desenvolvimento sustentável da sociedade. Queremos que as pessoas entendam a importância do que estão fazendo e mudem o comportamento com relação aos resíduos que descartam. A questão da sustentabilidade vai muito além do ambiental.”

Jaíza diz que diante da parceria com uma nova empresa, que faz a logística reversa da confecção de calcinhas e sutiãs, será possível fazer a restauração destes itens para que sejam doados para mulheres que sobrevivem em extrema pobreza.

“É a destinação correta de peças íntimas, que muitas vezes acaba parando no aterro sanitário.” Pilhas, lâmpadas fluorescentes e materiais recicláveis com restos de alimento não serão aceitos durante o drive-thru.

Ao todo, oito entidades serão beneficiadas e mais de duas mil famílias serão agraciadas diretamente com a ação. A atividade é uma iniciativa do Canoas Lixo Zero em parceria com a Transformar RS e a Parceiros Voluntários Canoas, com apoio da Moveu Socioambiental e da CICS Canoas. Na última intervenção, que aconteceu em maio, o grupo arrecadou 137,5 kg de alimentos não perecíveis, 274,2 kg em tampas plásticas, 21 kg de lacres metálicos, 290 litros de óleo de cozinha usado, mais de 1,3 toneladas de itens eletroeletrônicos e 365 kg de materiais recicláveis (entre plástico, papel, papelão e vidro).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895