Aedes aegypti coloca Fronteira-Oeste em atenção

Aedes aegypti coloca Fronteira-Oeste em atenção

O município de São Borja contabiliza até agora, 651 focos detectados do mosquito

Fred Marcovici

O quadro mobiliza as autoridades sanitárias regionais a tomarem providências antes do verão

publicidade

Em videoconferência, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) reuniu as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) do Rio Grande do Sul, objetivando lançar alerta para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A veterinária Janaína Leivas, do Serviço de Vigilância em Saúde de São Borja, salienta que usualmente a partir de março iniciam os casos em pessoas.

O município de São Borja contabiliza até agora, 651 focos detectados do mosquito. Janaína chama a atenção que em cidades próximas, como São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e Cerro Largo, houve o registro de casos de pessoas infectadas e desenvolvendo a doença. O quadro mobiliza as autoridades sanitárias regionais a tomarem providências antes do verão.

Também existe preocupação com regiões de fronteira com território argentino. “A partir de novembro, dezembro, contudo, as temperaturas aumentam e, associadas a precipitações pluviométricas, há o risco de agravamento do problema”, assinala Janaína. A recomendação é para que as pessoas nas residências, estabelecimentos empresariais e terrenos baldios eliminem todos os depósitos de água parada ou que possam virar locais favoráveis aos criadouros de mosquito.

Há preocupação, ainda, com o lixo descartado em áreas proibidas em depósitos clandestinos. Equipes da prefeitura têm feito limpeza, mas, de forma transgressora, a população volta a depositar dejetos nestas áreas. O Serviço de Vigilância em Saúde orienta que pneus em desuso sejam levados ao depósito instalado no antigo Hospital São Francisco. Os pneus inservíveis vão para a cidade de Faxinal do Soturno onde é feita a trituração dos rodados. A Secretaria de Saúde apela à comunidade são-borjense para que colabore, evitando a proliferação do mosquito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895