Aeroporto de Uruguaiana passará por obras de ampliação da pista

Aeroporto de Uruguaiana passará por obras de ampliação da pista

Encontro debateu os encaminhamentos para as obras e o plano estratégico para o local

Fred Marcovici

O objetivo é ampliar as operações no aeroporto

publicidade

O superintendente do Aeroporto Internacional Rubem Berta, Erivaldo Cruz, e o diretor de Negócios e Soluções Logísticas da Infraero, Edison Nogueira, em encontro com o prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello, trataram ontem de soluções para a implantação de melhorias na infraestrutura da pista de voo. Hoje, o aeroporto oferece voos de carreira quatro vezes na semana, serviço realizado pela companhia aérea Azul, com destino a Porto Alegre. O local movimenta diariamente, em média, 150 pessoas. A ampliação da pista dos atuais 1,5 mil metros por 30 m de largura para 1,8 mil e 40 de largura, é necessária para o recebimento de pousos e decolagens de aviões de carga, além da implantação de mais linhas para outros pontos do país.

Foram debatidos os encaminhamento dos procedimentos para iniciar as desapropriações e as obras de ampliação da pista. Com mais de 700 mil metros de área construída, é um dos maiores aeroportos do interior do Estado e um dos três operados pela Infraero. Com importância estratégica comercial internacional, em outubro de 2015 o aeroporto voltou a receber voos comerciais regulares, com o início das operações da Azul. Para o futuro Terminal de Carga, recentemente, a Infraero publicou o edital de licitação para a concessão de área para exploração comercial e operacional do Terminal de Logística de Carga do Aeroporto Internacional Rubem Berta. A abertura do processo ocorrerá no dia 1º de outubro.

A iniciativa faz parte do novo posicionamento estratégico da Infraero, que prevê a exploração comercial de áreas situadas em alguns de seus aeroportos para o segmento de negócios logísticos. A concessão prevê a exploração das atividades por 300 meses (25 anos), com investimento previsto de R$ 22,9 milhões. O centro logístico contará com área de 107,5 mil metros quadrados, localizada dentro do aeroporto e com acesso pela BR 290. O vencedor deverá arcar com eventuais adequações estruturais e futuras ampliações mediantes autorização da Infraero. O concessionário poderá solicitar à Receita Federal o alfandegamento da área para operação de cargas internacionais, atendendo aos requisitos legais exigidos.  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895