Aeroporto Hugo Cantergiani em Caxias do Sul inicia instalação do PAPI
Previsão é que equipamentos estejam operacionais em até 15 dias
publicidade
Dentro de algumas semanas, o Aeroporto Hugo Cantergiani contará com um novo equipamento que auxilia substancialmente o procedimento de pouso das aeronaves junto ao aeródromo. Trata-se do PAPI (Precision Approach Path Indicator), que começou a ser instalado nesta terça-feira. Os técnicos responsáveis pela instalação do equipamento promoveram ajuste nas bases de concreto que haviam sido colocadas há cerca de duas semanas nas laterais da pista principal. A etapa seguinte é a fixação do PAPI nas bases e a instalação elétrica. Antes de ser inaugurado o PAPI ainda precisará de homologação aeronáutica, realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira.
O PAPI é um equipamento que informa ao piloto a altitude correta para pouso na pista e auxilia no processo de aproximação, inclusive, sob neblina, já que possui uma fonte luminosa mais potente em relação ao AVASIS (Abbreviated Visual Approach Slope Indicator System), sistema antigo instalado no Aeroporto Hugo Cantergiani. A previsão é de que a instalação do PAPI esteja concluída durante a próxima semana, mas o processo carece de condições meteorológicas apropriadas. Em seguida, será necessária a homologação do equipamento, que foi adquirido pelo Município de Caxias do Sul, com recursos próprios, ao custo de aproximadamente R$ 1,4 milhão.
Atualmente, o Aeroporto Hugo Cantergiani possui uma pista homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com 1.670 metros de extensão por 30 metros de largura. O número subsidia a operação de aviões de médio porte como o Airbus A320 e o Boeing 737-800. O Hugo Cantergiani oferece voos das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass para os terminais de Campinas, de Congonhas e de Guarulhos, todos em São Paulo.