Agentes de Combate às Endemias realizam mutirão de conscientização contra o Aedes em Uruguaiana

Agentes de Combate às Endemias realizam mutirão de conscientização contra o Aedes em Uruguaiana

Na última ação, agentes visitaram em torno de 30 mil residências em setembro e outubro

Fred Marcovici

Ação ocorre neste período porque é antes e durante o verão que mais ocorre incidência de casos de doenças causadas pelo mosquito

publicidade

O grupo de agentes de Combate às Endemias de Uruguaiana estará nesta sexta-feira até as 11h30min e das 14h30min às 17h30min, na Praça da Estação Férrea, realizando atividades relacionadas ao projeto "10 minutos contra o Aedes". A iniciativa, difundida nacionalmente, foi desenvolvida pelo Instituto Oswaldo Cruz e objetiva conscientizar a população sobre a necessidade de manter o local residencial limpo, evitando acúmulo de sujeiras e água que podem colaborar com a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Os agentes vão realizar um trabalho de conscientização, para a comunidade em geral, buscando incentivar cada morador a dedicar 10 minutos da semana para inspecionar a casa. A ação ocorre neste período porque é antes e durante o verão que mais ocorre incidência de casos de Dengue, Zika e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. No calor os mosquitos se proliferam com mais rapidez pois o metabolismo desses insetos trabalha com maior agilidade em altas temperaturas.

Em Uruguaiana, o grupo de agentes de Combate às Endemias realiza ciclos de visitas nas residências a cada dois meses. Neste ano, foram realizados cinco ciclos. No último, nos meses de setembro e outubro, os agentes visitaram em torno de 30 mil residências.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895