Alcoólicos Anônimos da Cidade Baixa celebra 40 anos nesta sexta-feira

Alcoólicos Anônimos da Cidade Baixa celebra 40 anos nesta sexta-feira

Grupo foi fundado em dezembro de 1983 para atender e ajudar moradores de um dos principais bairros de Porto Alegre

Correio do Povo

publicidade

O Grupo Cidade Baixa de Alcoólicos Anônimos realizará uma celebração em alusão aos 40 anos de fundação, nesta sexta-feira, a partir das 19h30min, em uma igreja na rua José do Patrocínio. Fundado em dezembro de 1983, o objetivo inicial do grupo era atender moradores do bairro. Atualmente, ele funciona de forma presencial com reuniões abertas nas terças-feiras e reuniões fechadas às sextas-feiras, ambas às 19h30min. Também são realizadas reuniões virtuais e temáticas, pautadas na literatura de AA.

Conforme o Grupo Cidade Baixa, a irmandade serve para que as pessoas possam compartilhas as suas experiências, forças e esperanças, ajudando um ao outro para resolverem seu problema comum. Não há taxas ou valores mensais para participar, sendo o desejo de parar de beber o único requisito para fazer parte do grupo. 

“Cheguei na primeira reunião de AA imaginando que seria uma reunião deprimente, com gente triste e se lamentando da vida. Para minha surpresa, ouvi muito mais depoimentos de superação, que me deram muita esperança. Hoje, estou sórbia há 2 meses e 5 dias. A cada dia me sinto melhor”, contou uma participante do grupo.

Outro relato de superação é de um homem, de 46 anos, que ainda está em processo de recuperação. “O álcool estava me tirando tudo: o respeito das pessoas, meu caráter, minha saúde, oportunidades de trabalho. Eu estava tão obcecado, que já começava o dia bebendo. Prometia para a minha família que ia parar, mas não conseguia. Cheguei a dormir na rua. Hoje estou sóbrio, reformulando minha vida. Quando eu sinto vontade de beber, lembro de tudo que passei e de tudo que fiz os outros passarem. Assim, vejo que não vale a pena dar o primeiro gole”, completou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895